Conecte-se conosco

Amazonas

‘Enem dos concursos’: Manaus está entre as 20 cidades do Brasil com maior número de inscritos

Manaus está na lista das 20 cidades com o maior número de inscritos, com 45.667 concorrentes. Nove cidades cidades amazonenses serão polo de realização de provas.

enem-dos-concursos-manaus-esta

O Amazonas tem um total de 59.276 inscritos no Enem dos Concursos, de acordo com informações do Ministério da Gestão e da Inovação. Nove cidades cidades amazonenses- Coari, Itacoatiara, Lábrea, Manaus, Manicoré, Parintins, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé – serão polo de realização de provas. Manaus está na lista das 20 cidades com o maior número de inscritos, com 45.667 concorrentes.

Veja quantos inscritos farão provas em cada uma das 9 cidades do Amazonas. Já os locais de prova dentro dos municípios ainda não foram divulgados.

enem-dos-concursos-manaus-esta

Os candidatos poderão concorrer às 6.640 vagas ofertadas, em 21 órgãos do governo federal. Para ver os inscritos em cada uma das 228 cidades-polo do concurso, acesse o link do site g1.

A comissão organizadora do “Enem dos concursos” ampliou para 228 o número de municípios que vão receber as provas do certame. Agora, oito novas cidades no Entorno do Distrito Federal também terão aplicação dos exames no dia 5 de maio.

São elas: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Valparaíso de Goiás.

O governo também informou nesta quinta-feira (4) quantos inscritos vão fazer as provas em cada cidade. Os candidatos foram distribuídos levando em consideração o CEP informado no momento da inscrição.

Essa é a terceira ampliação de cidades com provas anunciada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Inicialmente, os municípios que teriam aplicação dos exames eram 217. Depois, o número passou para 220.

A inclusão das novas cidades é necessária para atender a logística pelo grande número de candidatos da região, segundo o ministério.

O Distrito Federal tem o maior número de inscritos do concurso unificado, com 220 mil participantes, superando cidades mais populosas como Rio de Janeiro e São Paulo.

“Os novos pólos de aplicação do Entorno foram escolhidos por terem alto número de inscritos residentes nessas localidades”, explicou Alexandre Retamal, coordenador de logística do CPNU.

Ao todo, mais de 2,1 milhões de pessoas se inscreveram no “Enem dos concursos”, como ficou conhecido o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU).

Os candidatos poderão concorrer às 6.640 vagas ofertadas, em 21 órgãos do governo federal. A banca responsável pelo processo seletivo é a Fundação Cesgranrio.

enem-dos-concursos-manaus-esta

As provas

As provas do “Enem dos concursos” serão aplicadas no dia 5 de maio em dois turnos:

-Matutino (2h30 de prova):

nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.
nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.

-Vespertino (3h30 de prova):

nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).
nível médio: provas objetivas (40 questões).

As avaliações são de caráter classificatório e eliminatório e contemplam a 1ª fase da primeira etapa do concurso unificado, que terá validade de 12 meses.

As demais fases são:

perícia médica (avaliação biopsicossocial) para a reserva de vagas das pessoas com deficiência;
procedimento de verificação da condição declarada para as pessoas negras;
e procedimento de verificação documental complementar para indígenas.

Além disso, para alguns cargos, haverá uma segunda etapa, de avaliação de títulos.

O maior concurso do Brasil

O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) é o maior da história do país em número de inscrições, afirma o governo federal.

O processo seletivo superou os recordes anteriores do Banco do Brasil de 2021 e 2022, que registraram, respectivamente, 1,6 e 1,5 milhão de inscritos.

Mais de 2,65 milhões de candidatos chegaram a se inscrever. No entanto, 512.605 (19%) não fizeram o pagamento da taxa que confirma a participação no exame.

Por isso, 2,1 milhões de candidatos poderão, de fato, fazer as provas, considerando os inscritos pagantes (1.543.560) e que conseguiram a isenção da taxa (600.875).

Para efeito de comparação, o Enem “original”, para estudantes ingressarem em universidades, recebeu 3,9 milhões de inscrições em sua última edição, um aumento de 13,1% em relação a 2022. Na Fuvest, foram 110 mil inscritos e, na Unesp, 67 mil.

Do total de 2.144.435 candidatos, 56% são mulheres e 44%, homens. Na divisão por renda, a maioria dos candidatos ganha entre R$ 2.825 e R$ 4.236 (cerca de três salários mínimos).

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7 − dois =