Conecte-se conosco

Amazonas

Empresas de transporte urbano de passageiros testam ônibus sem cobrador neste feriado, em Manaus

O sindicato das empresas informou que “não haverá demissões em massa de cobradores” e que o objetivo é melhorar o desempenho do sistema.

O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) começou, nesta terça-feira (12/10) a testar ônibus sem cobradores de passagem, em Manaus. Em algumas linhas, os de ônibus circularam sem cobradores. Segundo o Sinetram os ônibus não terão mais aos domingos e feriados, para reduzir despesas e “conter pressões inflacionárias no custo do serviço”.

O Sinetram informou que “não haverá demissões em massa de cobradores” e que o objetivo é melhorar o desempenho do sistema. Desde o dia 09/10, até esta terça-feira (12/10) o Sistema de Bilhetagem Eletrônica passa por manutenção programada. Alguns serviços foram suspensos como: emissão de cartão, venda de recarga e atendimento presencial nos postos do Sinetram.

O Sinetram informou que o sistema de transporte coletivo está operando com alguns veículos sem cobrador em linhas com ônibus de pequeno porte (modelo micrão), linhas de baixa demanda e aos domingos e feriados. O objetivo é reduzir as despesas do sistema visando, com isso, conter pressões inflacionárias no custo do serviço. O Sinetram destaca, ainda, que não houve nem estão previstas demissões em massa por esse motivo.

A nota do Sinetram diz, ainda, que o sistema investe constantemente em tecnologia, como nas grandes capitas brasileiras, tornando o pagamento por meio eletrônico uma realidade que visa principalmente redução do dinheiro em espécie em circulação nos ônibus. “O objetivo é dar mais segurança ao passageiro transportado e agilidade no embarque e desembarque. Dessa forma, a diminuição do tempo de percurso levará o passageiro a ser transportado com maior rapidez e segurança”, afirma.

O Sindicato dos Rodoviários informou, por meio de assessoria de comunicação, que tem conhecimento de que os testes com coletivo sem a presença do cobrador ocorrem desde o mês de setembro deste ano. Questionado sobre como o sindicato acompanha o novo modelo de circulação que exclui o profissional nas linhas de ônibus, o sindicato ainda não se posicionou.

Prefeitura

A Prefeitura de Manaus informou que a partir desta terça-feira o usuário do transporte coletivo convencional de Manaus poderá ter acesso aos ônibus sem a presença do cobrador, na catraca. E que o sistema é um teste lançado pelo Sinetram aos domingos e feriados , ainda sem data para encerramento.

O Sinetram nem a Prefeitura de Manaus não informaram a quantidade de linhas nem o número de ônibus incluídos na fase de testes. Em Nota, o Sinetram disse que o teste ocorre “ em linhas de baixa demanda e aos domingos e feriados.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 × cinco =