Amazonas
Empreendedor do Amazonas é o segundo que mais recorre a empréstimo de familiares, diz Sebrae
O levantamento mostra que dos 6.345 empreendedores, aproximadamente 15% dos pequenos empreendimentos amazonenses recorrem às pessoas próximas para o empréstimo.
Depois do cartão de crédito e do pagamento a prazo, a principal fonte de recursos dos pequenos negócios no Amazonas é o empréstimo informal junto a amigos e familiares. Nessa arriscada categoria, o estado fica atrás apenas do Rio Grande do Norte, de acordo com a pesquisa ‘‘Financiamento dos Pequenos Negócios’, realizada pelo Sebrae no segundo semestre de 2022.
Conforme levantamento feito com 6.345 empreendedores, aproximadamente 15% dos pequenos empreendimentos amazonenses recorrem às pessoas próximas para o empréstimo. O uso do cartão de crédito e o pagamento a prazo é a escolha de 41% e 16%, respectivamente.
Ainda de acordo com a pesquisa, as micro e pequenas empresas do estado estão recorrendo cada vez menos aos empréstimos bancários. Ao todo, 81% dos entrevistados negaram buscar o recurso. Dos 19% que tentaram, 74% tiveram seus pedidos recusados e a maioria não sabe informar o motivo do indeferimento.
Gerente de Soluções e Atendimento do Sebrae Amazonas, Riellen Lage observa que todo negócio precisa de um planejamento financeiro assertivo e estratégico, de maneira a evitar depender do financiamento de terceiros. “Buscar empréstimos com amigos e parentes, além do uso imprudente do cartão de crédito, são manobras que podem custar as boas relações entre os envolvidos e levar ao endividamento”, alertou.
A gerente avalia ainda que alguns donos de negócios não se adequam aos critérios exigidos nos financiamentos formais, enquanto outros temem a burocracia. “Eventuais taxas de juros altas e dificuldade de acesso ao processo digital são fatores relevantes que dificultam a acessibilidade ao crédito”, analisou Riellen.
Apoio
O Sebrae Amazonas dispõe de capacitações e consultorias com destaque para orientações financeiras, no intuito de ajudar o empreendedor a ter um maior controle monetário de seu negócio e se fortalecer no mercado.
Através de parceria com a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), o Sebrae-AM promove ações de crédito em todo o estado. Em períodos e locais marcados, os encontros possuem suporte operacional e técnico para orientação, elaboração do Plano de Negócios e acompanhamento de todas as etapas do financiamento até a aprovação junto à Agência. O calendário previsto para as ações deste ano será divulgado em breve.
Os interessados em receber orientações encontram o Sebrae por meio do telefone 0800-570-0800, que também atende via WhatsApp. Em Manaus, a instituição recebe presencialmente os clientes das 8h às 17h, em sede na Avenida Leonardo Malcher, 924, Centro. Os demais pontos de atendimento no Amazonas podem ser encontrados no link: bit.ly/3n8BRZf.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário