Conecte-se conosco

Amazonas

Em Manaus, mães protestam contra governo do Amazonas por falta de sondas para crianças traqueostomizadas

De acordo com as mães que se manifestaram, o governo do Amazonas vem “empurrando o problema com a barriga” há meses, entre uma reunião e outra com promessas de que a situação será resolvida.

Um grupo de mães de crianças traqueostomizadas se reuniu, nesta sexta-feira, em frente à sede da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES), no bairro Aleixo, em Manaus, para protestar contra o governo do Amazonas, pela constante falta de sonda, medicamentos e outros insumos, como respiradores, na Central de Medicamentos do Estado (Cema), que já ocorre há mais de quatro meses.

De acordo com as mães que se manifestaram, o governo do Amazonas vem “empurrando o problema com a barriga” há meses, entre uma reunião e outra com promessas de que a situação será resolvida.

Meyry Jany Dias de Lima, 41 anos, mãe de uma criança traqueostomizada de 8 anos, informou que as manifestantes foram recebidas na SES, em uma reunião onde um subsecretário disse que não sabia do problema e prometeu resolver em um prazo de uma semana.

Ela disse que as autoridades prometeram dois aparelhos para respiração para os casos mais urgentes, mas destacou que o principal são as sondas de respiração, que custam, hoje, no mercado local, R$ 1,85. E o uso é de 10, em média, por dia, dependendo de cada paciente.

Meyry Lima disse, ainda, que a sonda não pode faltar, pois tira a secreção dos pacientes e, sem ela, há perigo de morte para as crianças.

A traqueostomia é um pequeno orifício no pescoço, feito por meio de cirurgia, para colocação de uma cânula – que pode ser fundamental em algumas situações para ajudar a criança a respirar. O procedimento é indicado, por exemplo, no caso de pacientes com estreitamento da laringe, que estão em ventilação pulmonar mecânica por tempo prolongado ou que tenham certas doenças neurológicas/neuromusculares.

A lei Lei 14.249/21 criou o Dia Nacional da Criança Traqueostomizada, a ser comemorado anualmente em 18 de fevereiro. A data tem a finalidade de sensibilizar os profissionais da saúde e os pais e responsáveis sobre os cuidados e atendimento a essas crianças para diminuir o risco de morte.

A traqueostomia é um procedimento cirúrgico para colocar uma cânula na traqueia a fim de estabelecer uma comunicação direta entre a traqueia e o meio externo. O aumento da traqueostomia em recém-nascidos prematuros tem proporcionado maior sobrevida a esses bebês.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − três =