Conecte-se conosco

Amazonas

É perfeitamente possível reverter consequências do desmatamento na Amazônia, diz pesquisadora

Joice Ferreira explicou relatório que reuniu 200 cientistas para avaliar os caminhos para preservação do ecossistema.

Área de extração de madeira na região de Apuí (AM) (Foto: REUTERS/Bruno Kelly)

Um relatório feito por um painel com 200 cientistas avaliou as evidências e possíveis soluções para garantir a preservação da Amazônia.

Em entrevista à CNN nesta segunda-feira (19), Joice Ferreira, que é pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental e que participou do levantamento, disse acreditar que “uma mudança radical” seja possível nos próximos 10 anos para recuperar o ecossistema.

Ela destaca que, nos anos 2000, houve a redução de 80% do desmatamento da Amazônia. “Ou seja, não é só possível, mas já aconteceu.”

Entre os caminhos que devem ser percorridos para que o cenário mude, Joice citou a agropecuária sustentável: “A partir do momento que a gente produz em condição melhor, em área menor, salva áreas florestais.”

Da mesma forma o desmatamento ilegal precisa ser combatido. Segundo ela, são necessários “comando, gestão e controle”, com “aplicação de multas e conscientização de pessoas.”

“Precisamos de uma política de estado, não de um governo A ou B. Brasileiros têm o papel de eleger planos de governo para preservar ecossistemas, em particular da Amazônia, estamos um ponto muito importante de virada, ainda é tempo de mudarmos cenário”, completou.

As informações são da CNN Brasil.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − 14 =