Amazonas
Deputado estima em mais de R$ 3 bilhões gastos com manutenção da BR-319, rodovia que liga Manaus a Porto Velho
O deputado também fez um alerta para a chamada “indústria da manutenção” que se beneficia anualmente com os reparos temporários feitos ao longo da estrada durante o período de verão.
O deputado estadual do Amazonas Serafim Corrêa (PSB) estimou, nesta quinta-feira (30/06) em mais de R$ 3 bilhões o valor gasto com a manutenção da BR-319 (Manaus-Porto), considerando gastos de R$ 100 a R@ 200 milhões por ano. E sugeriu que o órgão faça um levantamento dos gastos com manutenção da estrada ao longo dos últimos 15 anos.
Serafim se manifestou, na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), sobre a transferência da administração dos 500 quilômetros da BR-319 situados em território amazonense pelo Departamento Nacional de Transportes (Dnit) para a superintendência de Rondônia.
“A estrada não é drenada, não é asfaltada. As pontes não são construídas e continuam improvisadas. Quero dizer que não concordo com a transferência do controle do Dnit Rondônia sobre a BR-319, mesmo na parte que está no Estado do Amazonas, tirando de campo o Unit local”, afirmou.
O deputado também fez um alerta para a chamada “indústria da manutenção” que se beneficia anualmente com os reparos temporários feitos ao longo da estrada durante o período de verão.
“Está muito claro a indústria da manutenção da estrada. Quando vem o verão, é feita a manutenção, mas ela fica no barro. Não é asfaltada a drenagem e nem nada disso. Vem a chuva, as carretas pesadas que trafegam não têm uma balança para coibir seu tráfego e o resultado disso é que a estrada é destruída. Quando ela é destruída, fica garantida a contratação das mesmas empresas para fazer a manutenção”, alertou.
O líder do PSB na ALE ainda disse que o problema que se arrasta por 30 anos ao longo da BR-319 só será solucionado com um diálogo que envolva governo federal, Ministério Público Federal (MPF), Fundação Nacional do Índio (Funai), governos do Amazonas, Rondônia e Roraima, o próprio DNIT, além dos ambientalistas envolvidos com a causa.
“Esta estrada tem sofrido muitos percalços. É necessário um grande diálogo, mas eu, particularmente, quero, no momento em que é transferido o controle da obra de Manaus para Porto Velho. Não sei as razões e até agora ninguém explicou as razões dessa transferência [DNIT Amazonas para DNIT Rondônia]. Considero isso um absurdo, mas quero colocar para a reflexão de todos se por detrás disso não existe um grande interesse nessa indústria da manutenção”, disse.
O parlamentar reforçou a importância da estrada para a integração nacional e internacional do Brasil. “Todos nós, que moramos no Amazonas, sabemos da importância da BR-319 para a integração nacional. Diria mais, a integração internacional do Brasil com a América do Sul e com o Caribe. Isto porque a BR-319 funcionando, através da BR-174, chegaríamos à Venezuela, à Guiana e de lá ao Caribe. Chegaríamos também à Argentina, ao Paraguai, ao Uruguai, ao Chile”.
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