Conecte-se conosco

Amazonas

Deputado cobra relação de empresas investigadas na CPI da Saúde que atuam na Secretaria de Saúde do Amazonas

Wilker Barreto disse que causa surpresa é que, mesmo a CPI da Saúde solicitando o indiciamento de algumas empresas, a secretaria desconsiderou o encaminhamento do Poder Legislativo estadual.

O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) cobrou da Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), nesta segunda-feira (20/06), que informe a relação das empresas denunciadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde realizada em 2020 pela Assembleia Legislativa que continuam prestando serviços junto ao Governo. O pedido do parlamentar ocorreu durante a apresentação dos Relatórios do 3º Quadrimestre 2021 e 1º Quadrimestre 2022 da Saúde (RQDS).

Durante a reunião virtual, Wilker solicitou ao secretário executivo da pasta, Jani Kenta, a lista das empresas que estão em atividade na estrutura do Governo, mesmo sendo indiciadas no relatório final da CPI que apurou irregularidades em contratos firmados pela secretaria.

Na ocasião, o parlamentar relembrou que a empresa Líder Serviços de Apoio Gestão de Saúde LTDA e seu sócio-administrador, Sérgio Chalub, denunciados na CPI da Saúde, continuam ligados ao Governo do Amazonas através de contratos celebrados em cinco unidades de saúde, além de processos indenizatórios na Maternidade Cidade Nova Dona Nazira Daou II. Para isto, o empresário apresentou a empresa como Madim Manaus Diagnósticos Médicos de Apoio a Gestão de Saúde Ltda, cujo CNPJ continua o mesmo, tentando burlar, assim, os órgãos de controle.

“O que me causa surpresa é que, mesmo a CPI da Saúde solicitando o indiciamento de algumas empresas, a secretaria desconsiderou o encaminhamento do Poder Legislativo estadual. Cito o exemplo da Líder, que só mudou o nome fantasia, passou a se chamar Madim e avançou em outros contratos. Por isso, já peço ao secretário todos os processos dessas empresas denunciadas pela Assembleia, eu quero verificar quem deu a anuência para contratar em caráter indenizatório empresas denunciadas por fraude à licitação, desvio de recursos, entre outras práticas criminosas”, afirmou Barreto.

Denúncia

No dia 9 de junho deste ano, Wilker revelou que a empresa Madim Diagnósticos é registrada no CNPJ 08.219.827/0001-00, o mesmo da antiga Líder Serviços, indiciada na Comissão pela prática de improbidade administrativa, após fornecer ao Estado sem comprovar capacidade técnica. Sérgio Chalub figurou na lista de indiciamentos da CPI pelos crimes de falsificação de documento público, falsidade ideológica, fraude à licitação e fraude a ato de licitação. No dia 2 de junho de 2021, durante a deflagração da quarta fase da Operação Sangria da Polícia Federal (PF), Chalub também foi preso pela ação que investigou se funcionários da secretaria da Saúde fizeram contratação fraudulenta para favorecer grupo de empresários.

De acordo com o Portal da Transparência, a Madim (antiga Líder) presta serviços de lavagem na Maternidade Cidade Nova Dona Nazira Daou e tem contratos firmados nas seguintes unidades hospitalares: os HPS 28 de Agosto e Dr. Platão Araújo, as Fundações de Medicina Tropical e Adriano Jorge e o Pronto Socorro da Criança Zona Sul. Somente em 2022, a empresa já recebeu R$ 2.355.312,91 milhões do Governo.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − 5 =