Conecte-se conosco

Amazonas

Deputado apela ao presidente da Assembleia que submeta ao plenário impeachment de Wilson Lima

Apelo de Álvaro Campelo foi feito na sessão de quarta-feira (24) e repetido nesta quinta-feira.

O deputado estadual Álvaro Campelo (PP), ex-vice líder do governo, apelou ao presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE), Roberto Cidade (PV), que submeta ao crivo dos deputados, no Plenário da Casa a decisão de instaurar ou não um novo processo de impeachment do governador Wilson Lima (PSC). Campelo propôs que Cidade divida com os deputados a responsabilidade pela decisão de receber ou não pedido de impeachment, que é do presidente do Poder Legislativo.

A sugestão de Álvaro foi feita na sessão desta quarta-feira (24) e repetida nesta quinta-feira. Ele argumentou que a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) dividiu a responsabilidade, no processo de impeachment do governador afastado Wilson Witzel, do mesmo partido do governador do Amazonas.

Álvaro Campelo disse que, no Rio de Janeiro, o presidente da Assembleia Legislativa fez uma votação simbólica e dividiu a responsabilidade do processo com o plenário. “Então, estou aqui novamente fazendo um apelo ao presidente da Casa que possa encaminhar esse pedido “, disse o deputado, informando que deve apresentar um ofício por escrito para oficializar o pedido.

Em junho de 2020, a Assembleia arquivou um processo de impeachment d Wilson Lima e do vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida (PTR), por 12 votos a 6. O pedido foi apresentado pelo Sindicato dos Médicos do Amazonas (Simeam), acusando os governantes de terem cometido crime de responsabilidade em diversas irregularidades na área da saúde, principalmente no combate à pandemia de Covid-19.

Votaram pelo arquivamento da denúncia os deputados:

Belarmino Lins (PP)
Alessandra Campelo (MDB)
Saullo Vianna (PTB)
Therezinha Ruiz (PSDB)
Cabo Maciel (PL)
Carlinhos Bessa (PV)
Joana Darc (PL)
Roberto Cidade (PV)
Abdala Fraxe (Podemos)
Adjuto Afonso (PDT)
Augusto Ferraz (DEM)
Doutor Gomes (PSC)
Votaram contra o arquivamento da denúncia os deputados:

Serafim Corrêa (PSB)
Delegado Péricles (PSL)
Wilker Barreto (Podemos)
Álvaro Campelo (Progressistas)
Josué Neto (PRTB)
Dermilson Chagas (Podemos)

Abstenções:

Sinésio Campos (PT)
Felipe Souza (Patriotas)
Fausto Júnior (PRTB)
João Luiz (Republicanos)
Ricardo Nicolau (PSD)

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + oito =