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Amazonas

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes marca para 28 de novembro a concorrência para a obra do novo Porto da Manaus Moderna

De acordo com o DNIT, o projeto a ser construído no rio Negro, na orla da zona sul de Manaus, é considerado estratégico para fortalecer o transporte aquaviário.

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De acordo com publicação no site do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes está marcada pra o dia 28 de novembro deste ano, às 15h, no site www.gov.br/compras, a concorrência para a construção do novo porto da Manaus Moderna (DNIT), que custará R$ 916 milhões ao governo federal.

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De acordo com o DNIT, o projeto a ser construído no rio Negro, na orla da zona sul de Manaus, é considerado estratégico para fortalecer o transporte aquaviário, essencial para o abastecimento da cidade, o turismo e a integração regional, terá uma área de aproximadamente 38 mil metros quadrados, com um projeto urbanístico e paisagístico que valoriza as imediações.

A estrutura será dividida em duas sessões principais: Feira da Manaus Moderna e Feira da Banana. Os piers contarão com berços de apoio, flutuantes intermediários, pontes metálicas de acesso e cais flutuante para atracação de embarcações, além de sistema de fundeio. Entre as edificações previstas estão terminal de passageiros, terminal de cargas e encomendas, edifício de fiscalização e controle, estação de tratamento de esgoto (ETE), subestação elétrica, guaritas, pontos de apoio e áreas de convivência com bancos de concreto, playground e estacionamento com cobertura solar equipada com placas fotovoltaicas.

Ainda segundo o DNIT, o projeto foi dimensionado para receber embarcações de grande porte, como o Ferry Boat São Bartolomeu VI, com mais de 80 metros de comprimento e cerca de 768 toneladas de porte bruto. As pistas de rolagem e os módulos flutuantes terão revestimento polimérico de alta resistência, garantindo segurança para o tráfego de veículos. O terminal de passageiros terá capacidade para atender até 4 mil visitantes por dia, com infraestrutura adequada para embarque e desembarque eficiente.

O projeto promete sustentabilidade e medidas rigorosas para controle da poluição, manejo de resíduos sólidos e efluentes, implantação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), programas de monitoramento ambiental e Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC). E já conta com autorização do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) para os estudos de viabilidade.

O cronograma preliminar prevê a contratação do projeto básico e executivo ainda este ano, com prazo de seis meses para conclusão. A execução das obras está estimada em cerca de 24 meses. O anteprojeto completo está disponível no site do DNIT e pode ser acessado neste link: https://is.gd/vlw0KA


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