Conecte-se conosco

Amazonas

Defensoria Pública do AM pede acesso a documentos da CPI sobre a crise de oxigênio em hospitais

Pedido foi enviado ao presidente da Comissão, senador Omar Aziz (PSD), para subsidiar instalação de Procedimento de Apuração de Dano Coletivo

A CPI investiga possíveis crimes cometidos durante a gestão na Pandemia – Jefferson Rudy/Agência Senado

O defensor público do Amazonas Rafael Vinhote, da 1ª Instância Especializada em Interesses Coletivos, solicitou do presidente da CPI da Pandemia no Senado, senador Omar Aziz (PSD), o compartilhamento de “informações e documentos referentes ao contexto pandêmico investigado pela Comissão”, com o objetivo de responsabilizar as autoridades que deram causa ao elevado índice de mortalidade na cidade de Manaus quanto nos municípios amazonense sobretudo acerca da crise de oxigênio, que teve seu ápice em meados de janeiro de 2021.

No pedido enviado por ofício no último dia 24 de setembro, o defensor Rafael Vinhote justifica que a demanda servirá para subsidiar a abertura e instruir eventual Procedimento de Apuração de Dano Coletivo (PADAC). O defensor quer responsabilizar ainda a difusão, sem respaldo científico, do “tratamento precoce” com uso de medicamentos sem eficácia comprovada para o tratamento da Covid-19.

Rafael Vinhote pede também que caso o presidente Omar Aziz indefira o pedido de compartilhamento de informações e documentos; seja encaminhado o relatório final da CPI da Pandemia para a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).

Durante os meses de janeiro e fevereiro o sistema de saúde pública do Amazonas entrou em colapso com a falta de oxigênio hospitalar nos hospitais, resultando em dezenas de mortes de pacientes vítimas de Covid-19 e demais enfermidades. Na época, artistas nacionais e até a Venezuela se mobilizaram para enviar cilindros de oxigênio hospitalar para o Amazonas na tentativa de conter o caos instalado nos hospitais públicos amazonenses.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 3 =