Conecte-se conosco

Amazonas

Crimes violentos voltaram a crescer no Amazonas, em julho e agosto deste ano, diz levantamento

De acordo com os dados do Monitor, no amazonas foram registrados 91 casos em abril, 77 em maio, 76 em junho, 87 em julho e 97 em agosto, sendo 91 homicídios dolosos, quando há intenção de matar.

Os crimes violentos voltaram a crescer no Amazonas nos meses de julho e agosto, segundo números do Monitor da Violência, projeto da parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Em junho, o índice de crimes violentos por 100 mil habitantes no Amazonas chegou a 1,83. Em julho, subiram para 2,1. Em agosto, o índice foi de 2,34 por cem mil habitantes. Este ano, o menor índice registrado foi de 1,7, em fevereiro. De acordo com os dados do Monitor, foram 91 casos em abril, 77 em maio, 76 em junho, 87 em julho e 97 em agosto, sendo 91 homicídios dolosos, quando há intenção de matar.

A Secretaria de Segurança Público do Amazonas (SSP) informou que o Estado registrou queda de 16,5% nos crimes violentos letais intencionais este ano e que os crimes da disputa do narcotráfico estão sendo combatidos pelas polícias.

Segundo o Monitor, o Brasil registrou uma queda de 22% nas mortes violentas no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2018. A região Nordeste é a que tem a maior diminuição. A redução na Região Norte foi de 21%.

O número de assassinatos, porém, continua alto. O dado mostra que há uma morte violenta a cada 12 minutos no Brasil – 118 por dia, em média.

A ferramenta criada pelo G1 permite o acompanhamento dos dados de vítimas de crimes violentos mês a mês no país. Estão contabilizadas as vítimas de homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Juntos, estes casos compõem os chamados crimes violentos letais e intencionais.

Jornalistas do G1 espalhados pelo país solicitam os dados, via assessoria de imprensa e via Lei de Acesso à Informação, seguindo o padrão metodológico utilizado pelo fórum no Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito − 6 =