Conecte-se conosco

Amazonas

Covid-19: vacina para bebês sem comorbidades começa hoje, em Manaus

A medida segue orientação do Ministério da Saúde e considera os riscos de infecção e agravamento da doença entre o público infantil.

A Prefeitura de Manaus inicia nesta segunda-feira, 2/1, a vacinação contra a Covid-19 para o público geral de 6 meses a menores de 3 anos (2 anos, 29 dias e 11 meses). A medida segue orientação do Ministério da Saúde e considera os riscos de infecção e agravamento da doença entre o público infantil. Desde o mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já vinha vacinando crianças nesta faixa etária, com comorbidades.

Como na fase anterior, as crianças serão vacinadas com o imunizante fabricado pela Pfizer Biontech, que recebeu autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em crianças de 6 meses a 4 anos. Chamada de Pfizer Baby, a vacina tem concentração diferente da destinada aos outros públicos e deve ser aplicada em três doses. Os intervalos entre as doses são de quatro semanas entre a primeira e a segunda dose e de oito semanas entre a segunda e a terceira dose.

Pontos de vacinação

Para o público em geral, em Manaus há 75 pontos de vacinação contra convid-19 nesta semana, de segunda a sexta-feira, 2 a 6/1, distribuídos em todas as zonas geográficas da cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) orienta os usuários a buscarem a unidade mais próxima portando cartão de vacina, RG e CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS).

Do total de pontos de vacinação, dez funcionam em horário ampliado, até às 20h, buscando facilitar o acesso do público.

A lista com os endereços das unidades, horários e públicos atendidos pode ser conferida no site da Semsa (semsa.manaus.am.gov.br) ou diretamente no link bit.ly/localvacinacovid19.

Testagem

Pessoas que apresentarem sintomas gripais após as festas de fim de ano devem buscar unidades de referência para realizar o teste de Covid-19. São 51 unidades que ofertam o serviço, distribuídas em todas as zonas da cidade, cujos endereços e horários estão listados no link bit.ly/ubscovidmanaus.

Para fazer o teste, o usuário precisa apresentar documento oficial com foto, CPF ou CNS. O teste rápido de antígeno deve ser feito a partir do segundo dia da ocorrência de sintomas gripais, como febre, dores de cabeça e no corpo, em até sete dias.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =