Conecte-se conosco

Amazonas

Covid-19: Audiência pública que debateria sobre possível terceira onda é adiada para a próxima quarta (07)

Problema de internet adiou o debate sobre o planejamento do Governo do Estado para a terceira onda de Covid-19 no Amazonas

Deputados vão debater sobre a pandemia no Amazonas (Foto: Danilo Mello/Aleam)

Uma falha técnica na conexão de internet adiou a realização da Audiência Pública virtual da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (CSP-Aleam), na manhã desta segunda-feira (05), que iria discutir a preparação do Estado para uma possível 3ª onda da Covid-19. O encontro ocorrerá na quarta (07), às 14h, com transmissão pelas redes sociais e YouTube da Aleam.

A reunião iria contar com o secretário de Saúde do Amazonas (SES-AM), Marcellus Campêlo, e o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Cristiano Fernandes, o biólogo e pesquisador Lucas Ferrante.
Autor do convite para a audiência pública, o deputado estadual Wilker Barreto (Podemos) disse que espera que a SES-AM e a FVS-AM tranquilizem o povo amazonense sobre as ações estratégicas ante a uma possível terceira onda da Covid-19 no estado.
“Hoje, foi falha técnica, apesar de estarmos há mais de dez dia tentando marcar essa reunião, e isso me preocupa porque na medida que eles postergam a reunião é porque não tem planejamento pronto. Temos uma iminente ameaça de uma terceira onda e um planejamento que eu vejo como estratégico é não repetir os erros da segunda. Vamos aguardar a quarta para fazer esta audiência e permitir que a SES-AM e a FVS-AM tranquilize o povo do Amazonas”, comentou Wilker.

O pesquisador Lucas Ferrante, que compõe o grupo de pesquisadores que previram a segunda onda no Amazonas, com quatro meses de antecedência, estará novamente na Assembleia. “Manaus teve muitos erros ao lidar com a pandemia que foi quase de forma proposital. Poderia ter sido resolvido esse problema com meses de antecedência se nossos estudos tivessem sido considerados. Nesse momento que o Brasil vive com segundas e terceiras ondas em várias capitais, em vários estados, uma terceira onda para Manaus pode ser ainda mais devastadora”, disse o cientista em entrevista para a imprensa.

O convite para a audiência pública foi aprovado na Casa Legislativa, no último dia 23 de março.