Conecte-se conosco

Amazonas

Conselho da Ufam aprova título de Professor Dr. Emérito ao Renato de Azevedo Tribuzy

O professor Renato Tribuzy exerceu suas atividades de docência na Universidade Federal do Amazonas no período de 1969 a 2015 como docente do quadro efetivo nos departamentos de Filosofia, Matemática e Estatística e Matemática.

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Amazonas (Cosuni/Ufam), em reunião online, aprovou por unanimidade a concessão do título de Professor Emérito ao Doutor Renato de Azevedo Tribuzy. O processo teve origem no Departamento de Matemática do Instituto de Ciência Exatas (ICE) e foi relatado pela Comissão Especial constituída pelas conselheiras: Iraildes Caldas Torres (IFCHS), Rozana de Medeiros Souza Galvão (ICB) e Vera Lúcia Imbiriba Bentes (ISB). A decisão foi tomada na tarde da última quinta-feira, 15 de setembro.

“Sinto-me muito honrado com a aprovação deste título, que considero um prêmio de imenso valor. Agradeço aos colegas do Departamento de Matemática, ao Magnífico Reitor, aos membros do Consuni e a todas as pessoas envolvidas no processo”, destacou o professor Renato Tribuzy.

Durante a reunião, o reitor e presidente do Consuni, professor Sylvio Puga, parabenizou a iniciativa do ICE, o trabalho da Comissão e informou que a entrega do título será em outubro junto com as comemorações dos 50 anos do ICE. “É impossível falar da história da Ufam, desde a Fundação Universidade do Amazonas (FUA) até hoje, sem falar no legado dos irmãos Renato e Ivan Tribuzy. É uma justa homenagem àqueles que ajudaram a construir o que somos hoje”, enfatizou o reitor.

O parecer favorável à concessão do título considera a trajetória acadêmica do professor, além de trazer uma série de depoimentos dos docentes de diversas instituições. “Pode-se outorgar o título de Professor Emérito a Renato de Azevedo Tribuzy devido a sua relevante contribuição à Pesquisa e ao ensino na área de Matemática. Sua dedicação à formação de profissionais na área de Matemática está registrada em seu currículo e nos depoimentos que registramos no parecer”, destaca a Comissão formada pelas professoras Iraildes Caldas Torres (IFCHS), Rozana de Medeiros Souza Galvão (ICB) e Vera Lúcia Imbiriba Bentes (ISB).

Renato de Azevedo Tribuzy, natural de Manaus (AM), nasceu em 1946, graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (1968). Tem doutorado em Matemática no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA (1978) e Pós-Doutorado na Universidade da Califórnia, em Berkeley, em 1981 e 1982. O professor Renato Tribuzy exerceu suas atividades de docência na Universidade Federal do Amazonas no período de 1969 a 2015 como docente do quadro efetivo nos departamentos de Filosofia, Matemática e Estatística e Matemática.

Ao longo de sua brilhante carreira o professor Renato, recebeu a concessão do Título Honorífico de Professor Honoris Causa pela Universidade Federal do Acre, em 2019, e a concessão da Ordem Nacional do Mérito Científico pelo Presidente da República no grau de Comendador, em 1995. Foi membro Associado do International Centre for Theoretical Physic (ICTP) localizado em Trieste, na Itália, no período de 1990 a 2005.

Atualmente é membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, desde 2009, sendo o único da área de Matemática da Região Norte. Mesmo aposentado, o professor Renato, continua vinculado à Ufam como docente voluntário nos programas de pós-graduação na área de Matemática com ênfase em Geometria Diferencial, particularmente, ao estudo da Geometria das Subvariedades.

Conselheiros

O conselheiro e professor Edson Andrade, em nome da Faculdade de Medicina, agradeceu ao professor Tribuzy. “O professor Renato tem uma inteligência iluminada por uma humanidade e forma bonita de ser. A justa homenagem nos lembra que a Universidade é construída por pessoas e como elas impactam na vida de outras”, destacou.

Emocionado, o conselheiro José Luís da Silva Pio, lembrou do trabalho não só de Renato, mas também de Ivan Tribuzy. “São pessoas que contribuíram para mudanças de vidas e de gerações de pessoas pelo trabalho desenvolvido. Sem dúvidas, o título reconhece o melhor que nós temos em nossa Universidade, além de honrar uma geração de matemáticos, físicos, engenheiros e todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com o professor Renato”, disse.

Para a conselheira Fabiane Maia Garcia o momento é histórico e reconhece o trabalho de um docente da Ufam. “A concessão do título valoriza e reconhece a relevância de uma pessoa que se dedica à docência como o professor Renato Tribuzy. Ouvir essa série de depoimentos nos deixa muito alegre porque sabemos que um colega conseguiu encantar outras mentes e se fazer em outros. Em nome da Faculdade de Educação, nós parabenizamos aos amigos, familiares e a essa Universidade, que teve entre os seus profissionais alguém de tamanha envergadura, não só um profissional como também um ser humano que nos deixou muitas lições”, destacou.

Comovido, o conselheiro Jorge Tribuzy, sobrinho do professor Renato, agradeceu em nome da família a propositura e o parecer da Comissão. “Conviver com Renato e Ivan Tribuzy foi um privilégio muito grande. Eu era jovem quando os dois saíram do Estado para fazer as suas formações e eles sempre recebiam convites para permanecer em instituições conceituadas no mundo todo e eles sempre se negaram. Meu pai, Ivan Tribuzy, dizia que era na Ufam que precisava permanecer, ajudando e contribuindo com o ensino da Matemática no Amazonas”, relembrou.

Em sua fala, o conselheiro Elinaldo Ferreira falou da atual dificuldade de quem escolhe iniciar na carreira de pesquisador e essa homenagem representa muito. “Em nome da Associação de Pós-Graduandos da Ufam, gostaria de parabenizar ao Conselho, aos proponentes e à Comissão que elaborou esse parecer. Esse título estimula todos os jovens que hoje sonham com uma carreira acadêmica e na docência”, disse.

Para o conselheiro e diretor do ICE, professor Túlio de Orleans Gadelha Costa, o trabalho de Renato Tribuzy contribuiu de forma valiosa para a graduação e pós-graduação do Instituto. “Aproveito para propor que a solenidade de entrega do título seja feita durante as comemorações dos 50 anos de ICE, que será em outubro. Gostaria de agradecer à Comissão e ao Departamento de Matemática que apresentou a proposta. Ouvimos em festa os relatos de pessoas de várias instituições e países sobre a relevância do trabalho do professor Renato”, finalizou o diretor.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + treze =