Amazonas
Conectividade adequada das escolas públicas no Amazonas está abaixo da média nacional, aponta MEC
O Ministério da Educação (MEC) registrou avanço na inclusão digital das escolas públicas brasileiras.
Dados atualizados da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), do Ministério da Educação (MEC), indicam que 70% das unidades escolares do país já contam com conectividade adequada para fins pedagógicos, segundo parâmetros nacionais de qualidade definidos pelo Governo do Brasil.

Dados do Amazonas na Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec)

Dados de Manaus na Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec).
No Amazonas, o índice está abaixo da média nacional: só 59,2% das 5.152 escolas, estão nos parâmetros adequados. Em Manaus, o índice é de 75,1%.
No Estado, no caso das escolas estaduais, a adequação é de 55%, nas federais, 22,2% e, nas municipais, de 60,1%.
Ao todo, no Brasil, são cerca de 96 mil escolas com acesso à internet em padrão compatível com as demandas educacionais atuais (níveis 4 e 5), de um total de 137.847 unidades, beneficiando aproximadamente 24 milhões de estudantes em todo o território nacional.
Em termos regionais, a Região Sul alcançou 80,9% das escolas conectadas, seguida pelo Centro-Oeste, com 77,3%, e pelo Nordeste, com 72,0%. O Sudeste registrou 64,5%, e o Norte atingiu 60,5%, mantendo ritmo acelerado de crescimento, inclusive em áreas mais desafiadoras, de maior complexidade logística.
De acordo com o MEC, mais do que ampliar o acesso, os dados evidenciam que a Enec elevou o padrão da infraestrutura escolar no país. Atualmente, 98,7% das unidades escolares no País possuem energia elétrica adequada, frente a 96,6% em 2023. No mesmo período, o percentual de escolas com velocidade de internet adequada saltou de 49,2% para 72,4%, enquanto a cobertura de rede Wi-Fi adequada em todos os ambientes pedagógicos avançou de 47,6% para 72,5%.
Atualmente, apenas 2,8% das unidades ainda não possuem acesso à internet, o que evidencia a redução progressiva das escolas completamente desconectadas e a migração contínua para padrões mais elevados de qualidade.
Em 2023, apenas 45,4% das escolas estavam conectadas em níveis adequados. Em 2024, o índice subiu para 57,3%. Em 2025, o país atingiu 70%, resultado, de acordo com o MEC, de uma estratégia baseada em governança integrada, monitoramento contínuo e priorização territorial.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.













Faça um comentário