Amazonas
Concerto exalta clássicos de gênios da ópera no Teatro Amazonas, com ingresso a R$ 10, na véspera do feriado
Carlos Gomes e Verdi são destaque na apresentação comandada pelos Corpos Artísticos do Amazonas.

A Amazonas Filarmônica e o Coral do Amazonas apresentam, nesta quinta-feira (04/09), às 20h, no Teatro Amazonas, um concerto dedicado a dois dos maiores nomes da ópera mundial: o brasileiro Antônio Carlos Gomes e o italiano Giuseppe Verdi. A regência será do maestro Luiz Fernando Malheiro, diretor artístico da Filarmônica, e o espetáculo terá a solo do tenor Juremir Vieira.
A iniciativa faz parte da programação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, voltada à popularização da cultura em Manaus. Os ingressos para plateia e frisas custam R$ 10, enquanto os demais lugares terão entrada gratuita. As reservas podem ser feitas pelo site shopinngressos.com. A classificação indicativa é para maiores de 10 anos.
Há três semanas, os corpos artísticos do Amazonas iniciaram uma série de apresentações semanais a preços populares na capital. A medida tem o objetivo de ampliar o acesso do público às produções realizadas por artistas amazonenses e estimular a formação de plateia.
No espetáculo desta quinta, um dos destaques será o compositor brasileiro Carlos Gomes (1836-1896), considerado o maior compositor de óperas do continente americano e reconhecido internacionalmente por obras como O Guarani. Gomes foi o primeiro brasileiro a ter peças apresentadas no Teatro alla Scala, em Milão, onde consolidou sua carreira.
“Nosso objetivo é levar a música clássica a um público cada vez mais amplo, promovendo o acesso à cultura e valorizando a formação de plateia na capital. Esperamos que o concerto proporcione uma experiência emocionante e marcante”, disse Luiz Fernando Malheiro.
Além de Gomes, o concerto também reunirá obras de Giuseppe Verdi (1813-1901). Expoente do romantismo italiano, Verdi é apontado como um dos maiores compositores nacionalistas da Itália e figura central da ópera no século XIX, com obras que marcaram a história da música clássica. Ambos são considerados verdadeiros gênios da ópera, cujas obras continuam a fazer sucesso em todo o mundo.
Confira a programação
Antônio Carlos Gomes
Abertura da ópera “Salvator Rosa”
Balé da ópera “O Guarany”
Giuseppe Verdi
As Quatro Estações, balé da ópera “Les Vêpres siciliennes” (As vésperas sicilianas)
1. O inverno
2. A primavera
3. O verão
4. O outono
Hino das Nações (1862)
Claudio Santoro
Hino do Amazonas
Juremir Vieira, tenor
CORAL DO AMAZONAS
AMAZONAS FILARMÔNICA
Luiz Fernando Malheiro, regente
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário