Conecte-se conosco

Amazonas

Concentradores de oxigênio são doados a hospitais do interior do AM

Iniciativa partiu da Fundação Amazônia Sustentável e já proporcionou a entrega de 42 equipamentos capazes de atender até cinco pessoas com oxigênio por aparelho

Equipamentos hospitalares e de proteção foram entregues aos hospitais do interior

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) durante a pandemia que assola o Amazonas já doou 42 concentradores de oxigênio às regiões ribeirinhas do estado. Com a escassez de oxigênio hospitalar no estado, os equipamentos são de extrema necessidade para auxiliar e manter a saturação do paciente acima de 90%.

De acordo com a FAS, os concentradores foram enviados para o interior, onde a situação é mais grave. Outros concentradores estão sendo comprados por outros doadores e deverão ampliar o número de localidades atendidas com este importante equipamento.  “Estamos focando o nosso atendimento principalmente em municípios do interior, onde as dificuldades são maiores”, afirma Virgilio Viana, superintende geral da FAS. Essa doação, feita com ajuda de empresas privadas, permite atender cinco pessoas com oxigênio por concentrador.

Os municípios de Nova Olinda do Norte, Iranbuba, Manacapuru são regiões prioritárias no momento. Em Iranduba, por exemplo, já foram entregues um ventilador pulmonar, dois concentradores de oxigênio e insumos de ventilação para o Hospital Hilda Freire. Na ocasião, também foram doados três ventiladores pulmonares e diversos insumos para o tratamento de pacientes do Hospital de Campanha de Manacapuru. A ação teve apoio da Hivos e do programa “Todos pela Saúde” do Banco Itaú.

Para Nova Olinda do Norte, foram enviados três concentradores de oxigênio, dois ventiladores, 2 mil máscaras descartáveis e 200 kits de higiene pessoal.  O transporte dos equipamentos foi realizado com apoio do Grupo Americanas e do Greenpeace Brasil, e as doações articuladas em parceria com Hivos, Parceiros Brilhantes e programa “Todos Pela Saúde”.

Além de Nova Olinda do Norte, os municípios de Parintins, Barreirinha, Itapiranga, São Sebastião do Uatumã, Eirunepé, Carauari, Apuí, Beruri, Maraã e Alvarães, todos no interior do Amazonas, também receberam concentradores de oxigênio doados pela Air Liquide, outra apoiadora da ação.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + 16 =