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Amazonas

Comércio de Manaus espera gerar receita bruta de mais de 1 bilhão de reais no Natal

De acordo com a pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), o ticket médio esperado para compras é de aproximadamente R$ 165,00.

A data mais aguardada do ano está chegando e o consumidor não deixará a tradição de presentear seus entes queridos, o que gera grandes expectativas para o comércio varejista. De acordo com a pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), a expectativa é que as vendas no período natalino resultem numa receita bruta de mais de 1 bilhão e quatrocentos reais, com crescimento de 5% a 6%, em comparação com 2021. O ticket médio esperado é de aproximadamente R$ 165,00.

 

De acordo com a CDL Manaus, os artigos de vestuários aparecem no topo da lista de intenção de compras com (57%); seguido de calçados (32%); brinquedos (25%); perfumaria/cosméticos (23%); acessórios – cintos, bolsas, etc. (14%); eletrodomésticos (10%); viagem (9%); vale-presente e celular/smartphone (8%); eletrônicos (7%); joias/semijoias (5%); móveis de decoração e games e jogos (4%); artigos esportivos (2%); (9%) irão comprar outros presentes e (6%) ainda não sabem o que vão comprar.

Os dados ainda apontam ainda quem as pessoas desejam presentear. (61%) informaram que pretendem presentear os filhos; (40%) vão presentear a mãe; (26%) o cônjuge; (21%) a si mesmo; (19%) o pai; (11%) os irmãos; (10%) os sobrinhos (as); (9%) namorado (a); (7%) os amigos; (5%) os afilhados; (3%) avós; (3%) enteados (as) e (2%) os tios.

Pretensão de gastos

Em relação ao valor que pretendem gastar, (30%) disseram que pretendem gastar de R$ 101 a 200; (24%) de R$ 201 a R$ 300; (22%) até R$ 100; (10%) de R$ 301 a R$ 400; (8%) de R$ 401 a 500; (4%) de 501 a R$1.000 e (3%) pretendem gastar mais de R$ 1.000.

Os entrevistados também informaram os fatores que influenciam na escolha do presente, (64%) verificam promoções e desconto; (56%) a qualidade do produto; (43%) preço do presente; (24%) perfil do entrevistado; (18%) desejo do presenteado; (9%) o impacto que o presente irá causar; (8%) marca do presente; (3%) o que os outros vão pensar, e (2%) são influenciados por outros motivos e (2%) não sabem.

Quanto à forma de pagamento que será utilizada na hora de comprar os presentes, (41%) dos entrevistados informaram que pretendem pagar no dinheiro; (17%) no cartão de débito; (15%) via pix; (13%) no cartão de crédito parcelado; (6%) no cartão de crédito (1x); (6%) no crediário da loja e (2%) ainda estão indecisos.

Este ano, o Centro da cidade (46%) será o principal local escolhido para as compras dos presentes natalinos, os shoppings centers (40%) vêm em segundo lugar; e em terceiro as lojas de bairro com (22%); seguido da internet, lojas online (16%); supermercados (15%) e tem ainda aqueles que pretendem comprar em outro lugar (5%).

A pesquisa foi realizada via Google Formulários aplicado através de e-mail marketing e aplicativo de mensagens instantâneas, no período de 11 a 17 de novembro. Cerca de 2.216 pessoas, entre homens e mulheres, maiores de 18 anos responderam à pesquisa.

Contratação temporária

Com o final de ano movimentado para o comércio varejista com o Black Friday, copa do mundo e natal, surgem várias oportunidades de empregos. Segundo estimativa da CDL Manaus, o comércio estima realizar 5,5 mil contratações temporárias neste final de ano. Sendo 2,5 mil em novembro e 3 mil em dezembro. O crescimento é 36% maior que no mesmo período do ano passado.

“Os lojistas estão preparados para gerar 5,5 mil empregos, vamos ultrapassar em 37% o ano passado. Temos um aumento no 13º salário pelo número de pessoas que estão sendo empregadas do ano passado até este ano. Com isso, o resultado das vendas vai ser muito bom”, apontou o presidente da CDL Manaus.

Ainda de acordo com a CDL Manaus, pelo menos metade dos empregos criados nesse período deve ser mantida em janeiro de 2023. As maiores contratações devem ocorrer nos setores de confecções, sapatarias e supermercados. Em seguida vem as lojas de eletrônicos, restaurantes e brinquedos.

“Há uma necessidade muito grande para poder crescer as vendas este ano, quando teremos um 13º maior. Nós teremos o pagamento do décimo feito pelo governo em dezembro, aumentando o volume do dinheiro injetado na economia. Então quem não contratar não vai conseguir fazer sua venda como deve ser”, pontuou Assayag.

Preparação

Esse ano, no comércio de Manaus, além das promoções da Black Friday, o Papai Noel disputa espaço com vuvuzelas, camisas, tintas e bandeiras verde e amarela, acessórios que evidenciam o clima da Copa do Mundo.

Essa é a primeira vez que uma Copa do Mundo acontece no final do ano. O comércio espera recuperar as vendas com os dois acontecimentos quase juntos.

“Cada dia que passa temos que estar alinhado com o nosso público, nos preparamos não só para as festas de fim de ano, mas também entramos no clima de copa do mundo, compramos bastante produtos e contratamos bastante pessoas para entregar um atendimento de excelência para os nossos clientes”, disse o gerente da loja de calçados Shop do Pé, Carlos André.

O gestor ainda comenta o alto desempenho que os eventos estão tendo em relação ao fluxo de pessoas. O mesmo comenta que este é o ano em que a loja mais investiu em mercadoria, comparado a anos anteriores.

“Esse ano promete ser o ano, já temos a vacina na quarta dose, já não temos mais tantos casos de Covid-19 como antes, então a população já está mais confiante de ir aos grandes centros e fazer as suas compras, dentro disso, nos preparamos bastante compramos muita mercadoria, mais do que anos anteriores”, finalizou.

 

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