Conecte-se conosco

Amazonas

Cheia: Nível do rio Negro bate novo recorde e chega aos 30 metros

De sexta-feira (04/06) para este sábado, o rio Negro encheu 1cm, chegando aos exatos 30 metros no Porto de Manaus

Neste sábado (05), foi registrada a maior cheia em 119 anos

O nível do rio Negro alcançou a marca dos 30 metros, neste sábado (05/06), conforme o site do Porto de Manaus. O registro é o maior em 119 anos, desde quando passou a ser medida a cota do rio. Segundo o Porto de Manaus, de ontem (04) para hoje, o nível do rio subiu 1cm.

O prognóstico do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), emitido do último dia 31 de maio, era de que o nível do rio alcançasse 30m, podendo subir mais dois centímetros, até o final do período. A previsão do órgão era também de para os próximos dias a tendência é de estabilização das cotas e até a próxima semana pode ter início o processo de vazante.

Segundo o CPRM, o que determina a magnitude dessas cheias é a chuva que ocorre em todas as bacias que drenam pra essa região, como a bacia do Negro, do Solimões e todos os seus afluentes (Purus, Juruá, Japurá, Jutaí e etc), incluindo suas áreas externas ao Brasil, na Colômbia, Peru e Equador. A Bacia Hidrográfica do Amazonas é a

 

maior bacia hidrográfica do mundo.

Os Sistemas de Alerta Hidrológico implantados e operados pela CPRM têm o apoio da Agência Nacional de Água (ANA), por meio de aporte de recurso para operação das estações que compõem os Sistemas, as quais fazem parte da Rede Hidrometeorológica Nacional. Das estações da RHN, mais de 200 estações de monitoramento são operadas pela unidade de Manaus em rios amazônicos.

 

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

18 − 2 =