Conecte-se conosco

Amazonas

Candidatos ao governo do Amazonas começam propaganda eleitoral neste sábado, 8/10

A data da propaganda eleitoral no Amazonas ocorre um dia após o início nos outros 11 estados do país.

Wilson Lima (UB) e Eduardo Braga (MDB). (Foto:Reprodução)

Candidatos ao governo do Amazonas no 2º turno das eleições deste ano iniciam neste sábado, 8/10, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, e encerram no dia 28 do mesmo mês. A data de início, que deveria ser nesta sexta-feira, 7/10, foi adiada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM).

O candidato Wilson Lima (UB) abre o horário eleitoral por ter sido o mais votado no 1º turno. Em seguida, entram as informações do candidato Eduardo Braga (MDB). A data da propaganda eleitoral no Amazonas ocorre um dia após o início nos outros 11 estados do país em que a disputa para o cargo será decidida em segundo turno.

Horários

As regras para exibição da propagando no 2º turno foram divulgadas durante reunião da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), advogados das coligações de Eduardo Braga e Wilson Lima e representantes de emissoras de rádio e TV.

A divulgação para governador será de segunda-feira a sábado no horário das 6h10 às 6h20 e das 11h10 às 11h20, no rádio. Na televisão, será das 12h10 às 12h20 e das 19h40 às 19h50.

As emissoras também deverão reservar 25 minutos para cada cargo em disputa de segunda-feira a domingo para veiculação das inserções de 30 a 60 segundos ao longo da programação.

Em dias de feriado, as mídias de rede deverão ser entregues até as 14h do dia anterior e as inserções até as 17h também do dia anterior. A propaganda eleitoral gratuita para presidente da República irá iniciar normalmente nesta sexta-feira (7).

Na televisão, ela irá ao ar de segunda a sábado, das 12h às 12h10 e das 19h30 às 19h40. No rádio, ela será das 6h às 6h10, e das 11h às 11h10.

Alteração de plano de mídia

A decisão de mudar a data de início da propaganda eleitoral para o segundo turno para governador do Amazonas ocorreu durante a reunião no TRE, quando o advogado de Wilson Lima, Daniel Jacob Nogueira, pediu o adiamento diante da impossibilidade técnica de entregar o mapa de mídia às emissoras dentro do prazo estipulado, às 14h do dia anterior ao da veiculação da propaganda.

A equipe do candidato da União Brasil alegou ainda que a disponibilização do Plano de Mídias (com a distribuição do tempo de propaganda de cada candidato) do 2º turno pelo TRE-AM ocorreu somente na tarde desta quinta após o início da reunião. Representantes das emissoras defenderam que não teriam tempo suficiente para operacionalizar a grade de programação se a propaganda iniciasse nesta sexta-feira.

A postergação foi contestada pelo advogado de Braga, Yuri Dantas Barroso. Ele argumentou que não havia impeditivo para propaganda iniciar nesta sexta no Amazonas.

O advogado de Braga disse que a propaganda do candidato do MDB está pronta e o tempo foi calculado com base na Resolução TSE nº 23.610/2019 e o material foi entregue às emissoras dentro do prazo, com a ressalva de que poderia haver alteração a partir das definições da reunião desta quinta.

A juíza coordenadora da comissão, Mônica Raposo, presidiu a reunião, explicou que a resolução não impõe o início da propaganda na sexta e que a veiculação a partir de sábado está dentro da lei, restando ainda que há pouco mais de duas semanas para os candidatos apresentarem suas propostas ao eleitorado.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − sete =