Conecte-se conosco

Amazonas

Arquidiocese de Manaus mantém uso de máscaras e álcool gel durante missas em igrejas católicas

As medidas são válidas para evitar a disseminação da Covid-19.

A medida vale para igrejas católicas. (Foto:Eliana Nascimento/g1)

O arcebispo metropolitano de Manaus, dom Leonardo Steiner, manteve a obrigatoriedade do uso de máscaras nas igrejas católicas da capital.

A medida está numa carta enviada aos padres e comunidades da Arquidiocese nesta segunda-feira (4).

Ainda segundo o arcebispo, também continua sendo obrigatório o uso de álcool nas celebrações para evitar a disseminação da Covid entre os fiéis.

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) também já havia anunciado que vai manter o uso de máscaras em fóruns de Manaus e do interior do estado. A decisão foi anunciada no dia 31 de março.

No dia 23, o governador Wilson Lima recomendou que o uso de máscaras deixasse de ser obrigatório em locais fechados em todo o estado. A medida, segundo ele, é possível em razão da diminuição de internações, óbitos e também dos casos confirmados do vírus.

Em Manaus, a Prefeitura derrubou a obrigatoriedade no dia 29 de março. O uso de máscaras segue sendo obrigatório apenas em locais destinados à prestação de serviços de saúde e no transporte público, como ônibus, micro-ônibus e táxis.

A máscara também é recomendada em qualquer ambiente, para idosos de 70 anos ou mais; às pessoas com sintomas gripais e aos imunossuprimidos; profissionais de saúde no exercício de suas atividades.