Amazonas
Após operação da PF, CPI da Pandemia antecipa depoimento de Wilson Lima
Wilson Lima prestará depoimento na CPI da Pandemia no próximo dia 10 de junho
Alvo da quarta fase da Operação Sangria, o governador Wilson Lima (PSC) teve o seu depoimento antecipado para o próximo dia 10 (quinta-feira), na CPI da Pandemia, do Senado Federal. O inquirimento do chefe do Executivo estava previsto para ocorrer no dia 29 de junho. A antecipação do depoimento de Wilson Lima foi solicitada pelo autor do requerimento de convocação do governador, senador Marcos Rogério (DEM-RO), nesta quarta-feira (02/06), e acatada pelo presidente da Comissão, senador Omar Aziz (PSD).
Wilson é visto como um dos depoimentos mais aguardados na CPI sobretudo para explicar a crise de oxigênio hospitalar ocorrida no Amazonas, que culminou em dezenas de mortes de pacientes vítimas de Covid-19. Há uma possibilidade de Wilson Lima e mais os oito governadores que tiveram suas convocações aprovadas na CPI não participarem da sessão, em razão de um precedente dispositivo jurídico que desobriga chefes de Executivo a prestarem esclarecimentos em uma CPI do Congresso Nacional. Isso porque em 2012, o ex-governador de Goiás Marcone Perillo conseguiu autorizou do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2012, autorização para não comparecer na CPI de Carlinhos Cachoeira.
Além de Wilson Lima, está previsto o depoimento do secretário estadual de Saúde, Marcellus Campêlo, no dia 15 de junho.
Operação
Nesta quarta (02), a Polícia Federal deflagrou a quarta fase da Operação Sangria para o cumprimento de 25 mandados judiciais expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), sendo 19 mandados de busca e apreensão e 6 de prisão temporária cumpridos em Manaus (AM) e Porto Alegre (RS), além de sequestro de bens e valores, que, somados, alcançam a quantia de R$ 22.837.552,24. A CNN Brasil informou que os policiais foram à casa do governador Wilson Lima (PSC) e no gabinete do governador, na sede do Governo do Amazonas, bairro Compensa, zona oeste.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário