Conecte-se conosco

Amazonas

Após exclusão de Manaus da Copa do Mundo Feminina, deputados questionam gestão do secretário da Sedel

O debate, iniciado pelo deputado estadual Rozenha (PMB), presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), mobilizou parlamentares de diferentes partidos.

apos-exclusao-de-manaus-da-cop

A exclusão de Manaus da lista de cidades brasileiras selecionadas para sediar jogos da Copa do Mundo Feminina de 2027 foi o estopim de duras críticas ao secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Elias Costa de Oliveira, durante a Sessão Plenária desta terça-feira (13/05) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O debate, iniciado pelo deputado estadual Rozenha (PMB), presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), mobilizou parlamentares de diferentes partidos.

“Manaus já sediou grandes eventos, mostrou sua força e estrutura. Ficar de fora da Copa do Mundo Feminina de 2027 é uma derrota que expõe a falta de articulação e de gestão da atual Sedel”, afirmou Rozenha, ao questionar a ausência de protagonismo da secretaria em um momento decisivo para o esporte amazonense.

A deputada Alessandra Campelo (Podemos), diretora de Futebol Feminino da FAF, reforçou o impacto negativo da exclusão. “A gente andou para trás. Perder a Copa do Mundo Feminina, tendo sido sede da Copa do Mundo e com toda a estrutura que a gente tem, foi realmente um balde de água fria. A equipe da Sedel não deu uma resposta à altura do que o governador tinha determinado”, declarou.

Em apoio às declarações do deputado Rozenha, o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), considerou a perda como inadmissível para um estado com tradição esportiva reconhecida.

“A gente perder, mais uma vez, uma vitrine de oportunidade de gerar emprego, de gerar renda, de ter o futebol amazonense com o foco no Brasil. São momentos para a gente dialogar mais e tentar arrumar soluções.”, enfatizou.

O líder do governo, deputado Felipe Souza (PRD), reconheceu a gravidade da situação e se comprometeu a levar o assunto ao Executivo estadual. “É lamentável que o Amazonas pague o preço do estrelismo e do descaso de um secretário perdendo a oportunidade de sediar uma Copa do Mundo. Tenho certeza de que o governador está a par dos fatos e, certamente, deverá tomar as providências”, afirmou.

A expectativa dos deputados é de que o governo do Estado se manifeste nos próximos dias sobre os critérios que levaram à exclusão de Manaus da lista da Fifa e as providências que serão tomadas para fortalecer a política esportiva no Amazonas.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − doze =