Conecte-se conosco

Amazonas

Após escândalo de vacinação no alto escalão municipal, prefeito de Manaus responsabiliza gestores de unidades de saúde

Os nomes dos secretários municipais de Limpeza Pública, Sebastião Reis, de Saúde, Shádia Fraxe, do empresário Bento Martins e da mulher dele, Jane Soares Pereira, e de assessores da Semsa aparecem em lista de vacinados.

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), divulgou nota, na manhã deste sábado, dizendo que a lista de vacinação das redes de média e alta complexidade, do governo do Estado (Hospitais, SPAs e UPAs) são de inteira responsabilidade dos gestores das respectivas unidades de saúde.

A nota é a primeira manifestação de Almeida após diversos sites de Manaus terem informado que secretários nomeados por ele, assessores municipais e empresários furaram a fila da vacinação na cidade.

Na nota, David Almeida “reafirma a transparência no processo de vacinação contra a Covid-19” e que “ não admitirá e nem compactuará com eventuais atos individuais de favorecimento à prioridade definidas pelo Ministério da Saúde para a fila da vacinação”. E anuncia “a criação de uma Comissão de Ética e Disciplina para apurar e impor as sanções cabíveis no âmbito municipal.

Sites de notícias de Manaus informaram que aparecem na lista de vacinados os nomes dos secretários municipais de Limpeza Pública, Sebastião (Sabá) Reis, de Saúde, Shádia Fraxe, do mega empresário fornecedor do Estado Bento Martins e da mulher dele, Jane Soares Pereira, e dos assessores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) Clendson Rufino Ferreira e Stênio Holanda Alves.

Sabá, Shadia, Clendson e Stênio estão na lista dos vacinados na Unidade Básica de Saúde Santos Dumont, na zona oeste de Manaus. Bento Martins e Jane Pereira aparecem na lista de vacinados do Hospital de Pronto Socorro da Criança Zona Sul.

A secretária, que é médica, aparece como “trabalhador de saúde” no grupo prioritário e como “médico” no grupo de atendimento. Os outros três são identificados como “trabalhador de saúde”. Nenhum deles é da área de saúde.

Sabá Reis é ex-deputado estadual, tem 65 anos. Pelos critérios estabelecidos no Plano Nacional de Imunização, ele só teria direito à vacina no segundo grupo prioritário. Os assessores Clendson e Stênio foram nomeados no dia 15 deste mês, em cargo comissionados. Até 2017, Clendson era chefe do Centro de Estudos Econômico-Tributários da Secretaria de Fazenda do Amazonas. Stênio Alves é advogado.

Lista de vacinados

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) divulgou nota, neste sábado, informando que a lista enviada por e-mail, às 19h40 de quinta-feira, pela Secretaria Municipal de Saude, não foi disponibilizada oficialmente pelo órgão, por estar incompleta e sem vários dados solicitados para cruzamento. E ressalta “que a suposta lista divulgada em portais de notícias, por ser um arquivo digital, pode ser alterada por conhecedores de tecnologias”.

“Este Tribunal informa, ainda, que a lista, na íntegra, será amplamente divulgada pela Presidência do TCE-AM assim que for oficialmente recebida da Prefeitura de Manaus e, de forma transparente, será disponibilizada no portal deste Tribunal. Na oportunidade, este TCE-AM reafirma o compromisso com a sociedade e garante que todas as denúncias de irregularidades em relação à vacinação serão apuradas e, caso constatadas, os responsáveis serão penalizados com o rigor legal”, diz a nota.

Vaza primeira lista parcial com nomes de vacinados em Manaus enviada ao Tribunal de Contas do Amazonas; veja


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − quinze =