Conecte-se conosco

Amazonas

Amazonas tem 47 casos de Covid-19 e FVS anuncia suspensão do tráfego de passageiros nas rodovias

Há cinco pacientes internados, sendo três na rede privada e dois no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz

Com transmissão local, subiu para 47 o número de casos confirmados de Covid-19 no Amazonas. Desse total, cinco pacientes estão internados, sendo três na rede privada e dois no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz. Os dados foram divulgados pela diretora-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Rosemary Pinto, em coletiva de imprensa virtual sem a presença do secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias, que se encontra em isolamento com sintomas gripais.

A Fundação informou, ainda, a suspensão do tráfego de passageiros nas BRs 174 e 319 e em todas as rodovias estaduais, além da manutenção, por ordem judicial, da suspensão de todos os transportes fluviais de passageiros. “São medidas necessárias para manter o isolamento domiciliar e conter o máximo possível a transmissão do vírus”, observou Rosemary.

A FVS informou que, dos pacientes internados, os três que estão em hospitais particulares respiram ar ambiente. Os dois que se encontram em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Delphina Aziz têm quadro estável e já iniciaram tratamento com cloroquina, substância cuja eficácia no tratamento para Covid-19 está sendo pesquisada. Do total de casos confirmados, 45 são de Manaus e 2 de Parintins. Há 15 suspeitas em investigação.

A diretora-presidente da FVS reforçou que as coletas de exame não estão sendo realizadas em casos assintomáticos e que, nesse momento, o Estado tem transmissão local, quando uma pessoa é infectada após ter contato com um caso importado, mas que ainda não se observa a transmissão comunitária, que acontece quando não é possível identificar a origem do contágio.

A coletiva desta terça-feira não teve a presença do secretário Rodrigo Tobias porque ele está com sintomas gripais, em isolamento domiciliar “até que se esclareçam as causas”, segundo Rosemary.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 4 =