Conecte-se conosco

Amazonas

Amazonas: promessa de Roberto Cidade sobre processo de impeachment de Wilson Lima completa 2 meses

No início de fevereiro, o presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas disse que cinco pedidos de impeachment, que passam por análise jurídica seriam avaliados “em breve”.

“Sei que temos vários pedidos de impeachment, uns que foram recebidos e outros que já estão na Procuradoria. Nós iremos analisar e em breve daremos uma resposta, sobre como iremos agir, com todos esses pedidos de impeachment, que estão aqui na Assembleia”. A declaração foi dada, há dois meses, pelo presidente, recém-empossado, da Assembleia legislativa do Amazonas (ALE) deputado Roberto Cidade (PV).

No primeiro dia fevereiro desse ano, ele disse que os cinco pedidos de impeachment, que passam por análise jurídica da Procuradoria da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM), contra o governador Wilson Lima (PSC) e o vice-governador Carlos Almeida (PTB), seriam avaliados em breve pela nova composição da Mesa Diretora do Poder Legislativo. A informação foi dada, após pergunta de jornalistas, na entrevista coletiva que ele concedeu, após a posse.

“Os Poderes são independentes e a Assembleia vai ter o mesmo diálogo que teve nos últimos anos. Estamos passando por um momento muito turbulento da política amazonense. Acredito que todos os colegas têm suas opiniões, mas como presidente deste Poder, quero dizer que vamos atuar de forma independente, sempre estando ao lado do povo do nosso Amazonas”, disse Roberto Cidade, que desde aquele dia não atendeu mais às perguntas sobre os pedidos de impeachment.

Várias denúncias com pedidos de impeachmet de Wilson Lima foram protocoladas, alegando má gestão no combate à pandemia do novo coronavírus e corrupção no governo, com relatos de prática de crimes de responsabilidade e improbidade, com o mau uso dos recursos públicos na área da saúde do Amazonas e o grande número de mortes no estado.

No ano passado, um processo de impeachment contra Wilson Lima e Carlos Almeida apresentado pelo Sindicato dos Médicos do Amazonas, foi arquivado pela base governista na Assembleia. A votação favorável ao arquivamento foi realizada na tarde desta quinta-feira (06). Foram 12 votos a favor, 6 contra, 5 abstenções e 1 ausência.

Em um perfil no Twitter, Wilson Lima comemorou o resultado da votação.

Votaram à favor do arquivamento do processo de impeachment os deputados Abdala Fraxe (Podemos), Adjuto Afonso (PDT), Alessandra Campêlo (MDB), Augusto Ferraz (DEM), Belarmino Lins (PP), Cabo Maciel (PL), Carlinhos Bessa (PV), Dr Gomes (PSC), Joana Darc (PL), Roberto Cidade (PV), Saullo Vianna (PTB) e Therezinha Ruiz (PSDB).

Foram contra o arquivamento Álvaro Campelo (Progressista), Dermilson Chagas (Podemos), Delegado Péricles (PSC), Josué Neto (PRTB), Serafim Corrêa (PSB), Wilker Barreto (Podemos). Escolheram pela abstenção os deputados: Fausto Júnior (PRTB), Ricardo Nicolau (PSD), Sinésio Campos (PT), Felipe Souza (Patriota) e João Luiz (Republicanos).

A deputada Dra. Mayara Pinheiro (PP) esteve ausente.

Presidente da ALE, que agora promete avaliar novos pedidos, votou contra impeachment de Wilson Lima

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × três =