Conecte-se conosco
Publicidade

Amazonas

Amazonas: número de casos de Covid-19 vai a 67 e vírus chega a mais dois municípios

A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) confirmou, hoje (26), que há infectados em Santo Antônio do Içá (1) e Boca do Acre (1). O Brasil tem 77 mortes e 2.915 caso. O mundo registrou mais de meio milhão de pessoas infectadas.

Subiu para 67 o número de casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, que chegou a mais municípios do interior. A Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) confirmou, hoje (26), que há infectados em Santo Antônio do Içá (1) e Boca do Acre (1). Até ontem, no balanço oficial do Governo do Estado só constavam confirmações em Manaus e Parintins.

Números registrados por Estado, na Região Norte, segundo o Ministério da Saúde.

O caso de Santo Antônio do Içá é de um médico do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei). De acordo com a diretora-presidente da FVS, Rosemary Pinto, ele esteve recentemente nos estados do Paraná e de Santa Catarina. “Ao sentir os primeiros sintomas, ele colocou a máscara e procurou se isolar. A notificação foi feita em tempo hábil e foi realizada a coleta de amostra, processada pelo Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública)”, afirmou, acrescentando que o médico se encontra estável, em isolamento domiciliar.

O secretário executivo adjunto de Atenção Especializada do Interior da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Cássio Roberto, afirmou que insumos e equipes serão enviados para Santo Antônio do Içá para monitorar as pessoas que tiveram contato com o médico, assim como está sendo realizada a identificação dos passageiros do barco que transportou o infectado ao município.

Do total de casos confirmados, sete se encontram internados, sendo seis em hospitais particulares, em quadro estável, e um na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, com risco de morte. Os demais 60 cumprem isolamento domiciliar. Há, ainda, 18 suspeitas em investigação, aguardando análise do Lacen.

Brasil

O primeiro mês da circulação do coronavírus Sars-Cov-2 no Brasil deixou 77 mortes e 2.915 casos confirmados. Os dados são do balanço do Ministério da Saúde, que compilam os dados repassados pelas secretarias estaduais até as 17h30 desta quinta-feira (26).

Em relação ao dia anterior, quando o balanço apontava 57 mortes, houve um aumento de 35%. Em relação aos casos, que somavam 2.433 casos na quarta, a alta foi de 19%. Dos casos, 1.665 estão no Sudeste. No Brasil, a taxa de letalidade é de 2,7%.

O Ministério da Saúde diz que, até as 17h30, país tinha 194 pacientes internados em UTIs e outros 205 em enfermarias.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, afirmou que a pasta não vai dar projeção de qual a estimativa de casos para o próximo mês, mas afirmou que não trabalha com a perspectivas de redução dos casos em abril.

Mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou nesta quinta-feira (26) que, nos últimos dois dias, o mundo registrou mais 100 mil novos casos de coronavírus. Ao todo, já são mais de meio milhão de pessoas infectadas.

Na segunda-feira (23), a OMS apresentou um balanço dos casos a cada marca de 100 mil para alertar como a pandemia está se acelerando nesta semana: os primeiros 100 mil casos de Covid-19 foram registrados em 67 dias – mas foram necessários apenas mais 11 dias para dobrar e atingir 200 mil casos e outros quatro dias para chegar a 300 mil casos. Agora, a pandemia levou dois dias para somar mais 100 mil novos casos ao balanço.



Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 + cinco =