Amazonas
Amazonas é o segundo estado com maior aumento de pessoas habilitadas para conduzir motos, nos últimos dez anos, aponta Abraciclo
Em 2016, o Amazonas tinha 220.789 habilitados para motocicletas. O número passou para 396.834 em maio de 2025.

Nos últimos dez anos, no período de uma década, de 2015 a 2024, o estado do Amazonas registrou um aumento de 79,7% no número de pessoas habilitadas para conduzir motocicletas, ficando atrás apenas de Alagoas ( 86,3%). Bahia completa o pódio dos três estados com maior crescimento (62,6%), de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).
De acordo com a Abraciclo, a frota nacional de motocicletas cresceu 42% no período de uma década, de 2015 a 2024, ano em que o total de veículos motorizados de duas rodas atingiu 35 milhões no país. Segundo os dados, o Brasil produz anualmente cerca de 1,8 milhão de unidades e é o sexto maior fabricante de motocicletas do mundo. Atualmente, mais de 40 milhões de pessoas estão aptas a conduzir motocicletas no país.
De acordo com os dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), o crescimento expressivo da frota foi acompanhado por um aumento de 38,4% no número de condutores habilitados na categoria A, especificamente para veículos motorizados de duas ou três rodas.
“O levantamento revela que esse avanço não se limita aos maiores centros urbanos nacionais: Alagoas, Amazonas, Bahia e Piauí lideram a lista, demonstrando que o uso da motocicleta tem se expandido por diversas regiões do país, especialmente fora dos principais polos econômicos”, destacou a Abraciclo, em nota.
Em 2016, o Amazonas tinha 220.789 habilitados para motocicletas. O número passou para 396.834 em maio de 2025.
Fundada em 1976 e contando com 15 associados, a Abraciclo representa os fabricantes de veículos de duas rodas no país, tendo como principal missão promover o desenvolvimento sustentável e a competitividade do Setor de Duas Rodas, apoiando e defendendo a indústria nacional estabelecida no Polo Industrial de Manaus (PIM) por meio dos pilares Política Industrial, Segurança Viária e Técnico.
A fabricação nacional de motocicletas, quase totalmente especializada no Polo Industrial de Manaus (PIM), está entre as seis maiores do mundo. No segmento de bicicletas, com as principais fábricas também instaladas no PIM, o Brasil se encontra na quarta posição entre os principais produtores mundiais. No total, as fabricantes do Setor de Duas Rodas geram 18,7 mil empregos diretos em Manaus/AM e mais de 150 mil em todo o Brasil.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário