Conecte-se conosco

Amazonas

Amazonas cai 8 posições em Segurança Pública no Ranking de Competitividade dos Estados 2021

Estado não avançou no pilar Educação e se manteve em 24º lugar. E se manteve em 27º no pilar Infraestrutura.

O Amazonas caiu 8 posições e passou para o 20º lugar do País no pilar Segurança Pública e não avançou no pilar Educação, se mantendo em 24º lugar, no Ranking de Competitividade dos Estados 2021, realizado pelo Centro de Liderança Pública, uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil.

Nesta edição do Ranking de Competitividade dos Estados, no pilar Segurança Pública, além dos indicadores de Mortalidade no Trânsito, Segurança Pessoal e Segurança Patrimonial, foi incluído o indicador de Presos Sem Condenação como benchmarking internacional.

No pilar de Educação, estão contemplados os seguintes indicadores de benchmarking internacional: Taxa de Frequência Líquida do Ensino Fundamental, Taxa de Atendimento do Ensino Infantil e o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) (como proxy para exames brasileiros, como Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e para o Índice de Oportunidade da Educação).

No ranking geral, O Amazonas ganhou 3 posições, passando da 14ª para 11ª colocação. O Estado subiu 7 posições no pilar de Sustentabilidade Ambiental, e 3 posições nos de Eficiência da Máquina Pública e Potencial de Mercado. Houve, ainda, ganho de 1 colocação no pilar de Inovação.

Assim como nas demais edições, São Paulo segue na primeira colocação no Ranking de Competitividade dos Estados. Analogamente, Santa Catarina permanece na segunda posição, Distrito Federal, na terceira e Paraná, quarta.

Enquanto os Estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste concentram-se na metade superior do Ranking, os do Norte e Nordeste ocupam as últimas posições. Amazonas segue o representante do Norte mais bem colocado (11a posição), ultrapassando o Ceará, ainda o mais bem posicionado do Nordeste (12a posição).

Veja a íntegra do Ranking.

Monitor da violência: na contramão do país, Amazonas registra maior crescimento em mortes violentas

 

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 − três =