Conecte-se conosco

Amazonas

AM despenca no ranking de isolamento social após redução das restrições, mostra Mapa da Covid

O Índice de Isolamento Social foi desenvolvido pela Inloco para auxiliar no combate à pandemia da COVID-19 ao acompanhar o coronavírus no Brasil.

O monitoramento do Mapa Brasileiro de Covid-19 aponta uma queda drástica do isolamento social no Amazonas com a redução nas restrições de circulação e reabertura das atividades econômicas na última semana. O Estado, que mantinha os primeiros lugares no ranking nacional de isolamento social, caiu para 11º lugar, no último domingo, dia 7 de março. No dia 4 de março, mantinha o primeiro lugar.

Há duas semanas, o governo do Amazonas, após a queda no número de mortes causadas pela doença, vem reduzindo as medidas de restrição de circulação e autorizando o funcionamento de atividades econômicas.

O Índice de Isolamento Social foi desenvolvido pela Inloco para auxiliar no combate à pandemia da COVID-19 ao acompanhar o coronavírus no Brasil. O mapa mostra o percentual da população que está respeitando a recomendação de isolamento e pode auxiliar as autoridades a direcionarem os recursos de segurança pública, comunicação e saúde.

Os órgãos de saúde estão trabalhando com duas frentes de isolamento: isolamento vertical, para os grupos de risco e isolamento horizontal, que se estende para toda a população e é recomendada para todos aqueles que não trabalham com atividade essenciais e podem ficar em casa. A população do mundo todo está tomando medidas para promover o isolamento social a fim de evitar a propagação da doença.

Por isso, além das medidas medidas individuais de higienização, como passar álcool gel nas mãos, é de extrema importância esse isolamento para o controle epidemiológico da pandemia. Nesse momento, as ações coletivas são ainda mais importantes. É através do isolamento que as autoridades de saúde poderão rastrear a circulação do vírus e tratar os pacientes de forma efetiva, evitando novos contágios.

Contra a lei

Visando orientar e notificar estabelecimentos que estejam descumprindo decreto estadual que proíbe aglomeração como forma de prevenção à Covid-19, a Central Integrada de Fiscalização (CIF) fechou 43 estabelecimentos que estavam funcionando além do horário permitido. A ação ocorreu na tarde e noite de sábado (06/03), e madrugada deste domingo (07/03), nas zonas sul, centro-oeste, norte e leste de Manaus.

Agentes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) fecharam uma festa clandestina com mais de cem pessoas, no ramal do Areal, quilômetro 10 da Rodovia BR -174, que liga Manaus a Boa Vista (RR). A ação ocorreu na tarde deste domingo (07/03), após denúncia recebida pelo telefone 181. De acordo com a polícia, a festa já vinha sendo programa há dias e os organizadores contrataram até um DJ de fora para o evento.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 4 =