Conecte-se conosco

Amazonas

AM anuncia início da implantação do programa ‘Teleconsultas Reguladas’, do Regula Mais Brasil

O projeto prevê consultas com médicos especialistas por videochamada em várias especialidades, como ortopedia, reumatologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, pneumologia, proctologia e gastroenterologia.

A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) informou que vai iniciar, em julho, a um projeto-piloto do ‘Teleconsultas Reguladas’, do Projeto Regula Mais Brasil, aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite do Amazonas (CIB/AM) em reunião realizada na última quarta-feira (24/06).

O projeto prevê consultas com médicos especialistas por videochamada nas especialidades de ortopedia, reumatologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, pneumologia, proctologia, gastroenterologia, urologia, neurologia pediátrica, ortopedia pediátrica e cirurgia vascular.

Nas duas primeiras fases, serão agendados para as teleconsultas os pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Manaus, progredindo para os municípios do interior nas duas fases seguintes. A previsão é que o projeto seja todo implantado até o final do ano, com agendamento das consultas via Sistema de Regulação (Sisreg), gerido pelo Complexo Regulador.

De acordo com o projeto, o médico da atenção básica avalia a necessidade de atendimento especializado e realiza o encaminhamento para inserção do pedido no Sisreg. Caso o paciente autorize, o pedido pode ser atendido pelo especialista via telessaúde ou por consulta presencial.

O médico teleconsultor conversa diretamente com o paciente agendado pelo Complexo Regulador e não é necessária a realização de download de nenhum tipo de aplicativo. O paciente acessa o link disponibilizado na confirmação da consulta, autoriza acesso ao microfone e à câmera de vídeo e realiza a teleconsulta, que pode ser por computadores ou em smartphones.