Conecte-se conosco

Amazonas

Agraciados pela ALE-AM devolvem os títulos em protesto à homenagem para Bolsonaro

A concessão do título de Cidadão do Amazonas para Bolsonaro decepcionou os agraciados com diplomas concedidos anteriormente pelos deputados estaduais amazonenses.

Grupo devolveu homenagens entregues pela ALE-AM. (Foto: Murilo Rodrigues/ATUAL)

Sete profissionais homenageados pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM)  por relevantes serviços prestados à sociedade amazonense, devolveram nesta quinta-feira, 22/4, os títulos recebidos. A atitude é um protesto contra os parlamentares amazonenses que decidiram conceder ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), o título de Cidadão do Amazonas. A informação foi publicada pelo portal Amazonas Atual que acompanhou a devolução dos títulos.

Os diplomas foram entregues ao protocolo do Legislativo. De acordo com os participantes do protesto, a homenagem dos deputados amazonenses a Bolsonaro decepcionou os agraciados com títulos concedidos anteriormente no plenário. A devolução das honrarias , segundo eles, é uma forma de mostrar a insatisfação com o Governo Federal e condução do presidente frente à pandemia.

O professor aposentado da Ufam (Universidade Federal do Amazonas), Menabarreto França, um dos antigos homenageados pela ALE-AM, se recusou a entrar no prédio da Assembleia. “O estado está dando salvo conduto ao Bolsonaro, porque ele vai ser ouvido na CPI da Covid em que um dos casos (da investigação) é o Amazonas, a crise do oxigênio”, prosseguiu. “Não aceito esse tipo de procedimento e estou devolvendo e me negando a entrar nesse recinto que não é digno de me receber”, afirmou Menabarreto França.

Neila Gomes, do Movimento Nacional pela Moradia, que recebeu o prêmio de Direitos Humanos em 2019, devolveu o título. “A Assembléia Legislativa do Amazonas está nos envergonhando. O presidente está tripudiado com as mortes que ocorreram no Amazonas. Nos causa indignação ver a ALE servir de ponte para o presidente continuar tripudiando dos amazonenses. Eu vejo essa homenagem como um crime”, disse, revoltada.

Lusanira Varela, do Movimento de Mulheres Solidárias do Amazonas e da Pastoral Operária, recebeu o título de Honra ao Mérito, em 2011 e foi à ALE-AM devolver a honraria por serviços prestados em favor da democracia. “Hoje não temos liberdade de imprensa, nas escolas e ainda convivemos com as mortes no Amazonas. O presidente ignorou a pandemia e as vacinas. Não me sinto à vontade em ser homenageada pela Casa que dá o título a um presidente como Bolsonaro”, desabafou.

Devolveram as honrarias nesta quinta-feira os seguintes agraciados:

Gleice Antonia de Oliveira – Honra ao Mérito
Lusanira Varela da Silva – Honra ao Mérito
Neila Gomes do Santos – Honra ao Mérito
Francimar Santos Júnior – Honra ao merito
Menabarreto França – Medalha Mérito do Legislativo
Ian Evanovick – Honra ao mérito
Antonia Barroso – Honra ao mérito

O Projeto de Lei (PL) que concede o Título de Cidadão ao Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (sem partido) foi aprovado na terça-feira,20, em votação em regime de urgência, apresentado pelo deputado Delegado Péricles (PSL). Dos 24 parlamentares, 19 votaram a favor da concessão de título e um foi contrário. Houve uma abstenção e três ausências. A entrega do título está prevista para esta sexta-feira,23/4, durante visita do presidente ao Amazonas.

Com informações do Amazonas Atual.

Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 6 =