A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, do Senado Federal, prevê para o dia 29 de junho o depoimento do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), conforme calendário divulgado nesta quinta-feira (27). Wilson é visto como um dos depoimentos mais aguardados na CPI sobretudo para explicar a crise de oxigênio hospitalar ocorrida no Amazonas, que culminou em dezenas de mortes de pacientes vítimas de Covid-19.
Entretanto, há uma possibilidade de Wilson Lima e mais os oito governadores que tiveram suas convocações aprovadas na CPI não participarem da sessão, em razão de um precedente dispositivo jurídico que desobriga chefes de Executivo a prestarem esclarecimentos em uma CPI do Congresso Nacional. Isso porque em 2012, o ex-governador de Goiás Marcone Perillo conseguiu autorizou do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2012, autorização para não comparecer na CPI de Carlinhos Cachoeira.
Além de Wilson Lima, está previsto o depoimento do secretário estadual de Saúde, Marcellus Campêlo, no dia 15 de junho.
Já entre os governadores, estão previstos os depoimentos de Helder Barbalho (Pará), no dia 30, e de Wellington Dias (Piauí), no dia 1º de julho.
As informações são do Amazonas Atual.