Conecte-se conosco

Amazonas

Acre e Amazonas mostram tendência de alta de síndrome respiratória grave

Dado é da Fiocruz e trata de casos de SRAG, sintoma de pacientes com casos graves de covid-19.

A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgou nesta 5ª feira (22/07) o último boletim InfoGripe com dados de 11 a 17 de julho. O boletim mostra que os únicos Estados em que há tendência de alta de SRAG (síndrome respiratória aguda grave) para as próximas 6 semanas são Acre e Amazona. Eis a íntegra (3 MB).

A SRAG é um sintoma de pacientes com casos graves de covid-19. Também é vista em pessoas com outras doenças respiratórias, como a influenza. Um número alto de casos de síndrome respiratória aguda grave pode levar à sobrecarga do sistema de saúde.

A Fiocruz estima probabilidade superior a 75% dos casos de SRAG crescerem no Acre e no Amazonas. Em outros 6 Estados e no Distrito Federal a tendência é dos casos continuarem no mesmo patamar que o atual. Em 17, a tendência é de queda, com chance superior a 75%. Eis as projeções da Fiocruz:

Apesar dos números serem “otimistas“, a Fiocruz afirma que “os valores semanais continuam elevados“. A fundação mantém a recomendação de “cautela em relação à flexibilização das recomendações de distanciamento” enquanto o número de novos casos não atinge valores “significativamente baixos“.

Também diz ser necessário reavaliar medidas de flexibilização já realizadas no Acre, Amazonas e nos Estados em que a tendência nas próximas 6 semanas é de estabilidade (Amapá, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rondônia, e o Distrito Federal).

O boletim da Fiocruz também mostra que todos os Estados têm macrorregiões com nível alto ou extremamente alto de transmissão comunitária de vírus respiratórios. Em 12 estados e no Distrito Federal a transmissão é extremamente elevado. “Isso evidencia a necessidade de manutenção de
medidas de mitigação da transmissão“, diz a fundação.

© 2019-2021 - 18 Horas - Todos os direitos reservados.
Rede de Rádio Difusão Novidade Técnica LTDA
34.503.722/0001-80