Conecte-se conosco

Amazonas

Abertas inscrições para os prêmios Samuel Benchimol e Banco da Amazônia 2019

As inscrições podem ser feitas até 02 de setembro e se dividem nos prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente.

A edição 2019 dos Prêmios da Amazônia está com inscrições abertas até (02) de setembro. As propostas devem ser relacionadas ao desenvolvimento da região Amazônica e poderão ser apresentadas individualmente ou em grupo, por pessoas de todas as ocupações, de qualquer parte do Brasil e do exterior. A outorga ocorrerá em 22 de novembro.

As premiações são realizadas em edições anuais nos estados que integram a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins) e buscam reconhecer as iniciativas e trajetórias relacionadas à compreensão da Amazônia, a fim de desvendar novos caminhos em prol do desenvolvimento sustentável da região.

Em anos anteriores projetos do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) foram agraciados, como o de Confecção de próteses ortopédicas com fibras vegetais de espécies nativas da Amazônia do Laboratório de Engenharia de Madeira (2016 / – Jadir Rocha e equipe) e o mais recente de 2018 (2ª colocação), “Frutos amazônicos como estratégia de inovação, sustentabilidade e melhoria na qualidade de vida” (Francisca Souza e Jaime Aguiar).

O Prêmio Professor Samuel Benchimol está dividido em duas categorias: a primeira contempla trabalhos economicamente viáveis, ecologicamente adequados, politicamente equilibrados e socialmente justos, intitulada Projetos de Desenvolvimento Sustentável na Região Amazônica, e a segunda homenageia a personalidade do meio empresarial ou acadêmico, que se destacou em prol do desenvolvimento sustentável na região, intitulada Personalidades dedicadas ao Desenvolvimento Sustentável da Região Amazônica.

O Prêmio Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente contempla duas naturezas de premiação. A primeira tem por objetivo revelar o potencial de transformação da Região Amazônica por meio de conceitos e práticas de Economia Criativa, Economia Verde ou Agroecologia e Produção Orgânica, intitulada Iniciativa de Desenvolvimento Local (IDL).

A segunda categoria de premiação é honrosa, abrangendo duas distinções: o reconhecimento de Empresas (Empresa na Amazônia) e de Microempreendedores de Sucesso na Amazônia (Prêmio Florescer). Serão considerados excluídos os homenageados (personalidades e empresas) de edições anteriores.

Os prêmios recebem apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI), das Federações de Indústrias da Região Amazônica e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas em língua portuguesa no Portal dos Prêmios Professor Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente no site (http://www.amazonia.ibict.br). A inscrição foi dividida em duas etapas, na primeira etapa o candidato deve inserir os dados pessoais e de contato e na segunda etapa os dados do trabalho ou da indicação. Para auxiliar o preenchimento do formulário online, a organização deste ano preparou um texto com dicas para realização das inscrições no site.

Qualquer instituição pública ou privada instalada no território nacional que não esteja diretamente envolvida com a edição anual dos Prêmios poderá indicar até 3 (três) candidaturas para a categoria Personalidade Amazônica e até 3 (três) candidaturas para a categoria Empresa na Amazônia.