Mundo
ONU diz que medidas de Trump ameaçam saúde pública e direitos das crianças
Políticas ambientais e imigratórias do governo dos Estados Unidos foram duramente criticadas pela chefe de Direitos Humanos, Michelle Bachelet
A chefe de Direitos Humanos das Nações Unidas, Michelle Bachelet, disse, hoje (27) que o governo do presidente norte-americano, Donald Trump, está ameaçando a saúde pública e os direitos das crianças com suas políticas ambientais e imigratórias. A informação é da agência Reuters.
Em um discurso ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, a ex-presidente chilena criticou as medidas de Washington para reverter proteções ambientais, inclusive para rotas marítimas e pântanos. “Agora, poluentes sem tratamento podem ser lançados diretamente em milhões de quilômetros de córregos e rios, colocando os ecossistemas, a água potável e a saúde humana em risco. Padrões de emissões mais fracos de combustíveis para veículos e regulamentações reduzidas nas indústrias de petróleo e gás também podem prejudicar os direitos humanos”, disse Bachelet.
Trump reduziu algumas proteções a terras públicas, incluindo o Refúgio Nacional de Vida Selvagem do Ártico do Alasca e os Monumentos Nacionais de Bears Ears e Grand Staircase-Escalante de Utah, o que futuramente poderia permitir que empresas reivindiquem a prospecção e a mineração nestas regiões.
Bachelet também criticou as diretrizes dos EUA para a imigração, que disse provocarem preocupações consideráveis no tocante aos direitos humanos. “Reduzir o número de pessoas que tentam entrar no país não deveria ser feito sem consideração pelas proteções (internacionais) a asilo e migrantes. A situação das crianças detidas é particularmente preocupante.”
Desde janeiro de 2019, o governo Trump vem enviando imigrantes, a maioria da América Central, de volta ao México graças a uma diretriz chamada Protocolos de Proteção de Migrantes (MPP), também conhecida como Permaneça no México.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário