Amazonas
Dono de carro no Amazonas pode imprimir CRLV válido em papel comum, em casa
O documento impresso em folha comum será validado por um QR Code específico. O serviço está disponível apenas para pessoa física.
O Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) informou que, a partir de hoje, os donos de veículos do Estado poderão imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em papel comum, em casa ou no escritório, com a mesma validade do documento oficial. O documento impresso em folha comum será validado por um QR Code específico. O serviço está disponível apenas para pessoa física.
O proprietário de veículo também poderá emitir a segunda via pela internet, sem precisar agendar o atendimento e nem pagar taxa de vistoria, uma economia de R$ 160,92, além da praticidade de imprimir o documento de casa ou do local de trabalho em uma impressora comum. O documento para impressão está disponível por meio do APP ‘Carteira Digital de Trânsito’ ou no portal de serviços do Detran-AM (https://digital.detran.am.gov.br/), após o cadastro.
A implantação do serviço faz parte da estratégia para desburocratizar o atendimento no serviço público. Após o Detran-AM adotar, em fevereiro de 2019, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV-e), a instituição implementa mais essa nova comodidade do documento digital. Ao disponibilizar a nova opção, o Detran-AM está cumprindo a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para que os Detrans do Brasil adotem o documento digital. O Amazonas é o 10º Estado a oferecer a opção de impressão em papel comum.
Como solicitar o CRLV-e
O dono do veículo deve fazer o download do aplicativo ‘Carteira Digital de Trânsito’, no Google Play (Android) ou no APP Store (iOS), apenas para pessoa física. É necessário fazer o cadastro de usuário no próprio aplicativo e, então, adicionar o CRLV Digital, informando os mesmos dados. Para solicitar não é preciso possuir a CNH Digital e também não há necessidade de ir ao Detran-AM. O CRVL digital possui todas as informações do documento impresso e um QR Code, que pode ser lido para atestar a veracidade do documento em uma abordagem de trânsito.
O CRLV Digital pode ser compartilhado para até cinco pessoas, substituindo o documento físico, desde que o usuário/condutor também possua cadastro no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”. O usuário que receber o documento, por meio do compartilhamento, poderá apresentar a versão eletrônica em uma blitz.
O proprietário de veículo também pode imprimir o documento em papel comum após cadastro no “Detran Digital”. O primeiro passo é acessar o portal https://digital.detran.am.gov.br/, e escolher a opção “Fazer Cadastro”. Em seguida preencher os dados pessoais – o e-mail é obrigatório e é a partir dele que o usuário poderá recuperar sua conta-, “Salvar o Cadastro”.
Após salvar o cadastro, o usuário receberá um e-mail de confirmação para confirmar o cadastro. Depois de realizar o cadastro no “Detran Digital”, o usuário acessa o portal na opção “Entrar”, informar CPF e senha onde terá acesso ao CRLV Eletrônico que também poderá ser impresso em folha comum.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário