Amazonas
Cerca de 13 mil litros de óleo foram derramados no rio Amazonas, diz prefeitura de Itacoatiara
Óleo teria sido derramado por um rebocador que naufragou em um porto de Itacoatiara, quando estava sendo abastecido.
Aproximadamente 13 mil litros de óleo foram derrubados no Rio Amazonas, na quarta-feira (15), após um rebocador afundar em Itacoatiara, estima a Secretaria de Meio Ambiente do município.
O secretário de Meio Ambiente de Itacoatiara, Handson Nelson, disse ao g1 que a empresa informou que o rebocador estava sendo abastecido com cerca de 43 mil litros de combustível e afundou após não aguentar a carga. Parte do material vazou para o rio com o naufrágio.
A empresa informou à secretaria que em um dos tanques, havia 13 mil litros de combustível. Diante disso, estima-se que a volumetria do tanque tenha vazado no Rio Amazonas.
“O que se sabe, oficialmente e comunicado pela empresa, que havia sido abastecido 43 mil litros de combustível. E em um dos tanques, que estava lacrado, havia 13 mil litros, aproximadamente. Então tudo é estimado. Toda essa volumetria que vazou, é estimado. Estamos tomando providências e a empresa comunicou a abertura do cenário, do sinistro e a gente está fazendo as avaliações para que possamos estabelecer novos parâmetros”, disse secretário.
Por meio de nota, o terminal informou que por volta de 14h40 o Rebocador Waldomiro Lustosa III começou a afundar. As imagens mostram o momento em que tripulantes começam a pular da embarcação, enquanto ela naufraga.
A empresa afirmo que está buscando enumerar os eventuais danos ocorridos com o sinistro e em parceria com os órgãos de fiscalização e controle, instarou abertura de inquérito investigativo, para apurar os fatos e responsabilidades sobre o acidente.
As informações são do g1 Amazonas.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário