Amazonas
TJAM informa como cidadão pode acessar principais serviços da Justiça Estadual
Carta de Serviços pode ser consultada no site do Tribunal
Está disponível no portal do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) a “Carta de Serviços ao Cidadão”, em que o público poderá conferir os principais serviços disponibilizados pela Justiça Estadual e coo acessá-los.
O documento encontra-se no ícone “Transparência”, localizado na aba superior do portal. A “Carta de Serviços ao Cidadão” foi elaborada pela Divisão de Planejamento do TJAM com o apoio da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicação, atendendo à Lei n.º 13.460/17, conhecida popularmente como Código de Defesa do Usuário do Serviço Público.
Ao consultar a Carta, o cidadão tem acesso, em suas primeiras páginas, à estrutura de organização da Justiça Estadual, com informações como o número atualizado de juízes, de desembargadores e de fóruns (em Manaus); da Missão, Visão e Valores do TJAM, dentre outros pontos organizacionais.
A Carta indica, por exemplo, como consultar, no portal do TJAM, processos de 1.º e de 2.º Grau; pautas de sessões de julgamento do 2.º Grau; processos submetidos à sistemática de repercussão geral, de incidentes de assunção de competência e incidentes de demandas repetitivas e a como acessar endereços e telefones de Varas, setores e departamentos.
Também esclarece como consultar a situação de eventuais solicitações de vias de certidão de Pessoas Naturais, de certidões judiciais de distribuição (nada consta e negativa) e certidões de indisponibilidade; a como consultar o Diário da Justiça Eletrônico (DJE), a página de Leilões, o Painel de Citações por Edital e a página específica sobre concursos públicos já realizados pela Corte e aquele(s) em vigência.
Em todos os tópicos, a cartilha resume os procedimentos para acessar tais serviços ou programas da Justiça Estadual, indicando à pessoa, os links específicos de cada um deles, para acesso instantâneo no site do TJAM.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário