Amazonas
Governador do Amazonas quer manter Estado na Reforma da Previdência, informa o UOL
Os governadores argumentaram que, desde a primeira reforma da Previdência, que atingiu os servidores públicos, em 1998, todas as mudanças levaram em conta a necessidades da União, dos estados e dos municípios.
O governado do Amazonas, Wilson Lima, foi incluído no grupo de governadores que pretende publicar uma carta pública para pressionar o Congresso Nacional a manter estados e municípios na reforma da Previdência. A informação é do UOL. Outros governadores ainda estudam a possibilidade de assinar o manifesto entre eles os do Nordeste.
O documento, que possui três páginas, repudia a sugestão de retirar os entes da federação da proposta de reforma da Previdência. Segundo os governadores, o déficit nos regimes de aposentadoria dos servidores chega a R$ 100 bilhões e pode quadruplicar até 2060.
“Obrigar os governos estaduais e distrital a aprovar mudanças imprescindíveis por me de legislação própria, a fim de instituir regras já previstas no projeto de reforma que o tramita no Congresso, não apenas representa atraso e obstáculo à efetivação de norm cada vez mais necessárias, mas também suscita preocupações acerca da falta de uniformidade no tocante aos critérios de Previdência a serem observados no território nacional”, informou o texto.
Os governadores também argumentaram que, desde a primeira reforma da Previdência, que atingiu os servidores públicos, em 1998, todas as mudanças levaram em conta a necessidades da União, dos estados e dos municípios. “Por conseguinte, é indispensável contemplar a totalidade dos estados, dos município do Distrito Federal na proposta de reforma da Previdência que hoje se encontra em discussão, a fim de evitar o agravamento da crise fiscal que já se mostra insustentável afirmaram no documento.
O texto é assinado por dez governadores:
1. Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB)
2. Acre Gladson Cameli (PP)
3. Amazonas Wilson Lima (PSC)
4. Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja (PSDB)
5. Minas Gerais Romeu Zema (Novo)
6. Pará Helder Barbalho (MDB)
7. Paraná Ratinho Junior (PSD)
8. Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC)
9. Santa Catarina Carlos Moisés (PSL)
10. São Paulo João Doria (PSDB)
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário