Amazonas
Amazonas confirma transmissão local da varíola dos macacos por pessoas sem histórico de viagem
Pacientes não possuem histórico de viagem nos últimos 21 dias, como também os contatos recentes são de origem desconhecida.
A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) confirmou, nesta quinta-feira (11), a transmissão local da varíola dos macacos (monkeypox) no estado, que, em quatro dias avançou de 5 para 9 casos da doença confirmados laboratorialmente.
No boletim epidemiológico desta quinta, foram confirmados mais 4 casos da doença, sendo que três não possuem histórico de viagem nos últimos 21 dias, como também os contatos recentes são de origem desconhecida.
De acordo com o trabalho de investigação e vigilância que vem sendo realizado, os últimos casos confirmados são autóctone (de transmissão local).
Todos os casos confirmados estão estáveis em isolamento domiciliar e acompanhados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Manaus (CIEVS-Manaus).
Monitoramento da doença no Amazonas
Até esta quinta-feira, no Amazonas são 25 notificações da doença:
9 confirmados laboratorialmente;
8 suspeitos em investigação pelo CIEVS-Manaus;
8 casos descartados após exame laboratorial.
Atendimento
A Fundação de Vigilância em Saúde – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) destaca que toda a rede de saúde, incluindo unidades privadas e públicas, da capital e interior, está orientada para realizar atendimento de casos suspeitos de monkeypox.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário