Amazonas
Assembleia Legislativa do Amazonas barra trabalhadores da Saúde que iam protestar contra secretário
O objetivo dos trabalhadores era aproveitar a presença do secretário de saúde do Estado, Anoar Samad, para cobrar o pagamento de direitos trabalhistas de 6.442 profissionais, que já soma mais de R$ 58 milhões.
Um grupo de profissionais da saúde foi barrado na manhã desta segunda-feira (07/03), de entrar na galeria da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE). O objetivo dos trabalhadores era aproveitar a presença do secretário de saúde do Estado, Anoar Samad, que estava recebendo a Medalha Ruy Araújo e o título de Cidadão do Amazonas, para cobrar o pagamento de direitos trabalhistas de 6.442 profissionais do Regime do Direito Administrativo (RDAs), que já soma mais de R$ 58 milhões.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Santas Casas, Entidades Filantrópicas e Religiosas e Estabelecimentos de Saúde do Estado do Amazonas (Sindpriv-AM), Graciete Mouzinho, afirmou, em tom de ironia, que gostaria de ter tido a oportunidade de homenagear o secretário pelos feitos aos trabalhadores. Segundo o Sindicato, o ‘calote’ do Executivo é desde janeiro de 2020.
“Eu nunca pensei que isso fosse acontecer, isso aqui é um órgão público. Parabenizo o secretário de saúde por não pagar o nosso ticket alimentação, nosso risco de vida, por não dar um conforto para gente descansar e uma comida decente, porque hoje o profissional recebe a comida cheia de ‘tapuru’. Essa medalha é para isso? Para que ele maltrate ainda mais os profissionais da saúde? “, criticou Graciete.
Para o deputado estadual Wilker Barreto (sem partido), a homenagem concedida pelo Poder Legislativo ao secretário estadual, em meio ao caos do sistema público, é uma afronta à sociedade amazonense e aos heróis da saúde que atuam na rede pública.
“O que aconteceu aqui, com portas fechadas, é uma vergonha e um acinte ao povo do Amazonas. Um secretário que, junto com governador, não paga os RDAs, que a saúde está um caos, que não recebe sindicato e se recusa a sentar com deputado estadual. Meu repúdio a isso e quarta-feira vamos ter votação de requerimentos, quero ver se o secretário não virá aqui na Assembleia prestar os devidos esclarecimentos”, ponderou Barreto, frisando o pedido de convocação do secretário Anoar Samad para comparecer na Casa Legislativa para apresentar soluções acerca das problemáticas da saúde.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário