Conecte-se conosco

Brasil

Governo não tinha noção do dano à imagem do Brasil, diz Maia sobre Amazônia

A avaliação foi feita pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, durante uma palestra em Londres na manhã desta quinta feira (24).

A imagem da destruição da Amazônia prejudicou a reputação do Brasil no resto mundo, e o governo de Jair Bolsonaro não tinha noção do quanto a sua posição pública em relação ao meio ambiente danificaria a imagem internacional do país. A avaliação foi feita pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, durante uma palestra em Londres na manhã desta quinta feira (24). As informações são do jornalista Daniel Buarque, do Blog do Brasilianismo.

“Temos dito isso ao governo: ‘Vocês estão prejudicando a concretização do acordo do Mercosul com a União Europeia’. Já ouvi de deputados da Alemanha que essa narrativa vai atrapalhar a concretização de um acordo que o Brasil tem trabalhado para concretizar há 20 anos. E nós entendemos que é muito importante”, disse Maia durante uma palestra para acadêmicos e diplomatas no Brazil Institute do King’s College de Londres. “O dano é muito grande”, continuou Maia. “Hoje a gente sabe que, para empresas multinacionais a questão do meio ambiente é importante, e temos que tomar cuidado para que uma narrativa prejudique o Brasil.”

O presidente da Câmara disse ter se reunido com o ministro do Meio Ambiente antes de viajar para a Europa, e que ouviu que não há uma política do governo contra a proteção ambiental. A momento, segundo ele, não houve nenhuma ação concreta de Bolsonaro para invalidar leis de proteção ambiental. “No parlamento não chegou nenhuma agenda que piore a legislação de proteção do meio ambiente”, disse.

Ainda assim, Maia avaliou que a narrativa criada pelo governo pode ter estimulado a ideia de que a lei não precisa ser respeitada. “O governo não tinha noção, e acho que hoje já tem, do dano à imagem do Brasil com a narra que criou. Quando você nega os dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), você gera uma narrativa para fora de que voce verdade quer negar o problema. Quando você nega o problema, você gera insegurança”, disse Maia.

O presidente da Câmara disse que os parlamentares estão tentando ajudar a mudar isso. “A agenda no Parlamento é uma agenda de convergência, pode ser de modernização das leis, mas nunca prejuízo a nenhuma política que foi construída ao longo dos últimos 20 ou 30 anos no Brasil e relação à proteção do nosso meio ambiente”, disse.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

doze − um =