Brasil
Governadores fazem nota de apoio a ministros do STF; Wilson Lima fica de fora
Wilson Lima foi beneficiado recentemente por uma decisão da ministra do STF Rosa Weber, que concedeu a ele o direito de não ir à CPI da Covid no Senado.
Um grupo formado por 14 governadores assinou uma nota em defesa do STF (Supremo Tribunal Federal) divulgada nesta 2ª feira (16.ago.2021). Manifestaram solidariedade “em face de constantes ameaças e agressões” à Corte.
O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) não assinou a nota divulgada. Lima foi beneficiado recentemente por uma decisão da ministra do STF Rosa Weber, que atendeu a pedido de sua defesa e concedeu a ele o direito de não ir à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado. Weber permitiu que, caso o governador optasse por comparecer à comissão, poderia permanecer em silêncio e e não precisaria assumir o compromisso de dizer a verdade.
Wilson Lima iria ser ouvido sobre a Operação Sangria deflagrada pela Polícia Federal, que apura o roubo de dinheiro no combate à pandemia, a partir de denunciada organização criminosa no estado, envolvida principalmente na compra de respiradores, e que teve a alta cúpula do Amazonas como alvo. Também seria ouvido sobre o colapso na saúde do Estado, no início de 2021, com falta de leitos e oxigênio medicinal nos hospitais que recebiam pacientes com a Covid-19.
Os policiais federais fizeram buscas no último dia 2 de junho na casa de Lima, na sede do governo, na Secretaria de Saúde e na residência do secretário Marcellus Campêlo, que foi alvo de mandado de prisão. Em junho de 2020, o governador também foi alvo de buscas e bloqueio de bens pela mesma operação.
Ma nota em solidariedade aos ministros do STF, os governadores afirmam que, “no âmbito dos nossos Estados“, farão “tudo para ajudar a preservar a dignidade e a integridade do Poder Judiciário“. A nota trata dos ataques do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao STF. Foi publicada em um momento de alta tensão entre o presidente e o Tribunal.
“O Estado Democrático de Direito só existe com Judiciário independente, livre para decidir de acordo com a Constituição e com as leis”, escrevem na nota.
Eis os governadores que assinaram o documento:
Rui Costa (PT-BA);
Flávio Dino (PSB-MA);
Paulo Câmara (PSB-PE);
João Doria (PSDB-SP);
Eduardo Leite (PSDB-RS);
Camilo Santana (PT-CE);
João Azevêdo (Cidadania-PB);
Renato Casagrande (PSB-ES);
Wellington Dias (PT-PI);
Fátima Bezerra (PT-RN);
Renan Filho (MDB-AL);
Belivaldo Chagas (PSD-SE);
Ibaneis Rocha (MDB-DF);
Waldez Goés (PDT-AP)
Eis a íntegra do documento .
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
ELTON JOSE ROS DA LUZ 16/08/21 - 18:30
Pra quem le só o titulo acha que só o governador do AM não assinou a carta! por favor! “Imprença Livre e Honesta”