Amazonas
Governo do Amazonas anuncia mudanças na Segurança, Educação, Administração e na PGE
Mudança na Segurança Pública vem após Folha de S. Paulo dizer que os resultados da gestão de Wilson Lima (PSC) são calamitosos e “exoneração” de secretário por “em nome da moralidade”.
O governo do Amazonas anunciou, na tarde desta terça-feira, mudanças de secretários nas secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP), de Educação e Desporto (Seduc), de Administração e Gestão (Sead) e a Procuradoria Geral do Estado (PGE. Segundo a Secretaria Municipal de Comunicação, as mudanças foram anunciadas pelo governador Wilson Lima hoje durante reunião com secretariado na sede do Governo, na zona oeste de Manaus.
Na SSP assume o general de divisão do Exército Brasileiro, Carlos Alberto Mansur, substituindo o coronel Louismar Bonates, que segundo o governo, deixa o cargo por motivos de saúde. “Para mim também vai ser uma honra compartilhar e trabalhar com esse seleto grupo que o senhor (governador) tem aqui, de secretários, de dirigentes das entidades da administração indireta. Então vai ser uma honra muito grande poder compartilhar e agregar trabalho junto com todos os senhores, todas as senhoras”, afirmou Mansur.
A Seduc passa a ter como secretária Maria Josepha Penella Pêgas Chaves, conhecida como Kuka Chaves, que até então coordenava a Unidade de Gerenciamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento da Educação do Amazonas (Padeam). Ela substitui Luís Fabian Barbosa, que assumirá o cargo de secretário de Governo.
Após a saída, a pedido, de Inês Carolina Simonetti Cabral, assume a Sead, de forma interina, Fabrício Rogério Cyrino Barbosa, então secretário executivo de Gestão de Bens Patrimoniais e Gastos Públicos da pasta.
Assume o comando da PGE , no lugar de Jorge Pinho, o procurador Giordano Bruno Costa da Cruz. Jorge Pinho, que já chefiou a PGE por três vezes e que está perto de se aposentar.
Luís Fabian assumirá o cargo de secretário de Governo após remanejamento e mudança de nomenclatura de cargos. Wilson Lima anunciou que Fabian coordenará projetos estratégicos da administração estadual.
“Calamidade”
O general Mansur vai assumir o cargo no momento em que, em editorial com o título ‘Estado Policial’, o jornal Folha de S. Paulo disse que os resultados da gestão de Wilson Lima (PSC), na área de Segurança Pública são calamitosos e que “a população amazonense não deixa de padecer com a ousadia do crime organizado”.
A mudança na cúpula da Segurança do Amazonas também vem logo após a notícia de que o vice-governador Carlos Almeida Filho, no em exercício do cargo de governador, exonerou Louismar Bonates, “em nome da moralidade”. Segundo ele, “um ato de extrema necessidade diante do escândalo que a permanência do secretário representava à frente da pasta”.
“Além do colapso na Saúde, que infelizmente resultou na morte de muitos amazonenses, o estado vem sendo vítima de uma infinidade de desvios éticos que, segundo investigações, atingem também a Segurança Pública. Portanto, não tendo o governador exercido tal obrigação, coube a mim pedir a exoneração do secretário em nome da moralidade”, disse, em nota.
Vice-governador do Amazonas diz que exonerou o secretário de Segurança “em nome da moralidade”
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.
Faça um comentário