Manaus
Manaus volta a ter crescimento de mortes por Covid-19 na média semanal, diz cientista
Jesem Orellana diz que pandemia está ativa em Manaus e alerta para o sinal vermelho

No AM, já foram registrados mais de 13.820 mortes por covid – Foto: Aguilar Abecassis
O epidemiologista Jesem Orelllana, da Fiocruz Amazônia, informou ao 18 Horas/Rádio Mix, neste domingo (25/07), que depois de aproximadamente três meses, Manaus voltou a ter mais do que 40 mortes confirmadas por Covid-19 em um período de 7 dias. Segundo Jesem, o aumento é 71% se for comparado com a semana de 17 a 23 de junho, cujo o número de mortes foi de 24, a de 15 a 21 de julho com o total de 41 mortes pelo novo coronavírus.

De acordo com o especialista da Fiocruz Amazônia, a variante Gama (P.1), encontrada inicialmente em Manaus, e suas linhagens seguem fazendo seu papel evolutivo. “No entanto, o cenário pode ficar ainda pior se a variante Delta conseguir se estabelecer por aqui, como na Índia, Reino Unido, Portugal e etc. Mais um péssimo exemplo de Manaus, retomada da segunda onda e do número de mortes em plena campanha de vacinação, com pessoas cada vez mais jovens sendo vitimadas e com maiores de 60 anos morrendo por Covid-19 com esquema vacinal incompleto ou sem terem sido vacinadas Segue a matança no laboratório a céu aberto chamado Manaus”, comentou Jesem Orella.
Segundo boletim da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), deste sábado (24), foram registrados 295 novos casos de Covid-19, totalizando 413.853 casos da doença no estado até este sábado e confirmados nove óbitos por Covid-19, sendo seis ocorridos no dia 23/07; e três óbitos foram encerrados por critérios clínicos, de imagem, clínico-epidemiológico ou laboratorial, elevando para 13.477 o total de mortes pela doença, sendo 9.270 óbitos em Manaus.
Não deixe de curtir nossa página no Facebook, siga no Instagram e também no X.

Faça um comentário