Conecte-se conosco

Cultura

Dia do Amigo, data comemorada nesta terça-feira,20, foi inspirada na chegada do homem à lua

Data foi criada por iniciativa do argentino e professor de psicologia, músico e dentista Enrique Ernesto Febbraro.

A chegada do homem à lua foi considerada a oportunidade de fazer amigos em outras partes do universo. (Foto:Reprodução/Internet)

Comemorado em 20 de julho no Brasil, o Dia do Amigo foi criado por um argentino. A ideia de celebrar a amizade nesta data partiu do professor de psicologia, músico e dentista Enrique Ernesto Febbraro.

Febbraro se inspirou na chegada do homem à lua, nesta mesma data, em 1969. De acordo com o jornal La Nación, esse feito científico e tecnológico foi encarado na Argentina com um espírito de unidade e fraternidade.

Emocionado com os passos dados pelo astronauta Neil Armstrong na superfície do satélite terrestre, Febbraro pensou que o evento aproximava todos os povos do planeta.

Segundo o La Nación, o argentino passou a escrever cartas para destinatários ao redor do mundo com a sugestão de celebrar o Dia do Amigo em 20 de julho. Febbraro teria escrito mais de 1000 correspondências com conteúdo desse teor.

Alguns países aderiram à ideia, como a própria Argentina, o Brasil, Chile, Uruguai e Espanha, o único europeu que celebra a amizade com um dia no calendário.

No Rio de Janeiro, o Dia do Amigo foi criado por meio de uma lei municipal, datada de 1º de agosto de 2013. A justificativa do projeto de lei dá os créditos à Febbraro.

“A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Ele se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, considerando a conquista não somente uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outras partes do universo. Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema ‘Meu amigo é meu mestre, meu discípulo é meu companheiro'”, diz o texto da lei.

Com a aprovação, o Dia do Amigo foi incluído no calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro, entre as datas comemorativas do mês de julho.

As informações são de O Globo.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × quatro =