Conecte-se conosco

Amazonas

CPI da Pandemia no Amazonas ganha mais assinaturas, de Roberto Cidade e Ricardo Nicolau; faltam duas para a instalação da comissão

Para ser instaurada na Assembleia, a ‘CPI da Pandemia’ precisa de, no mínimo, oito assinaturas. Hoje já conta com seis.

O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE), Roberto Cidade ( PV), e o deputado Ricardo Nicolau (PSD) anunciaram, nesta quinta-feira que assinaram o pedido de instalação da CPI da Pandemia. Com a assinatura deles, ficam faltando mais duas para a instalação da comissão. Já haviam assinado os deputados Wilker Barreto (Podemos), Dermilson Chagas (Podemos), Nejmi Aziz (PSD) e Delegado Péricles (PSL).

Para ser instaurada na Assembleia, a ‘CPI da Pandemia’ precisa de, no mínimo, oito assinaturas. Há informações de bastidores, ainda não confirmadas, de que mais dois deputados anunciarão a assinatura no pedido de CPI.

O requerimento para instalação foi apresentado pelos deputados Wilker Barreto e Dermilson Chagas, para investigar os gastos com os recursos federais e estaduais com a pandemia da Covid-19 no Amazonas. Os autores da proposta se baseiam nos constantes erros do Governo do Amazonas na condução da pandemia que ultrapassa o número de 13 mil mortes e mais 400 mil casos da doença no Estado.

“A sociedade quer saber, para onde foi o dinheiro federal e estadual dos gastos da Covid? O Governo Federal e do estado gastaram bilhões com a Covid. É notório o descontentamento do povo. Tenho certeza que isso é uma pergunta que paira em todo o estado”, disse Wilker Barreto.

Líder do Podemos na Casa, Dermilson Chagas disse que quer total transparência dos secretários e dos coordenadores que estão à frente da saúde. “Objetivo é dar transparência, mostrar para a população o que foi feito com esse recurso, porque morreu tanta gente, onde que o Governo e os secretários erraram. É uma informação que é essencial, que só deverá vir através da CPI”, afirmou.

“Há muitos dias eu vinha pensando sobre a CPI que aconteceu no ano passado, uma CPI que com certeza teve frutos e um trabalho digno realizado por todos os membros. Esse ano a Assembleia Legislativa precisa continuar com esse trabalho. Então, como presidente deste Poder, quero dizer que estarei assinando a CPI da Pandemia. Tenho plena convicção que estou fazendo meu papel como parlamentar e presidente do Poder Legislativo”, afirmou Roberto Cidade.

Ricardo Nicolau (PSD) disse que é favorável à criação da CPI e se colocou à disposição para participar dos trabalhos “de maneira técnica e imparcial”. “Em respeito às milhares de vítimas da Covid e seus familiares, o poder público tem a obrigação de explicar ao povo amazonense o porquê do total desastre na condução da pandemia que vimos até aqui. Há muitas perguntas que não podem ficar sem resposta”, declarou o deputado.

Nesta quinta-feira, Wilker Barreto  comentou sobre a apresentação de novos documentos da Polícia Federal (PF) relacionados às investigações da compra de respiradores superfaturados feitos pelo Governo do Amazonas durante a pandemia da Covid. De acordo com o despacho do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Falcão, foram apresentados novos elementos da Operação Sangria contra o governador do Estado, Wilson Lima, e mais 17 pessoas.

Para o parlamentar, é preciso que os órgãos de controle monitorem as contas do Executivo durante o recesso judiciário do STJ, que deve durar 30 dias. “Este governo está sob suspeição. Não podemos permitir que esta quadrilha venha saquear os cofres públicos nos próximos 30 dias. Bateu a barata voa, por isso, vou oficializar o Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado para que possamos acompanhar os gastos desse governo”, finalizou.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × dois =