Conecte-se conosco

Amazonas

MPF investiga denúncia de kits de testes rápidos de Covid-19 falsificados no Amazonas

Inquérito considera a necessidade de coletar novas provas quanto aos fatos descritos no Procedimento Preparatório.

O Ministério Público Federal (MPF) no Amazonas instaurou inquérito civil para investigar denúncia de aquisição de kits de testes rápidos falsificados para testagem do Covid-19 pelo Município de Coari.

A Portaria de instauração foi publicada no Diário Oficial do MPF desta segunda-feira, assinada pela procuradora da República Julia Rossi de Carvalho Sponchiaro, considerando a necessidade de coletar novas provas quanto aos fatos descritos no Procedimento Preparatório nº 1.13.002.000061/2020-03.

No ano passado, a Prefeitura de Coari anunciou a realização de testagem em massa para Covid-19, voltada especialmente aos idosos e pacientes portadores de comorbidades (diabetes, hipertensão, tuberculose, dpoc), que estão classificados como risco elevado para complicações decorrentes da infecção pelo novo coronavírus. De acordo com o anúncio foram adquiridos cerca de 16 mil testes, que deveriam alcançar em torno de 20% da população.

Em julho do ano passado, 17.000 kits de testes de Covid-19 falsos foram apreendidos durante uma operação coordenada pela Interpol e Europol contra o tráfico de bebidas, alimentos e produtos médicos potencialmente perigosos.

A operação, que mobilizou as autoridades de 77 países entre dezembro de 2019 e junho de 2020, também resultou na apreensão de mais de 12.000 toneladas de mercadorias, avaliadas em US$ 40 milhões, no desmantelamento de 19 organizações do crime organizado e na prisão de 407 pessoas.


Clique para comentar

Faça um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 + 4 =