Conecte-se conosco

Amazonas

Covid-19: ministro da Saúde apresenta esclarecimentos ao PGR sobre atuação na crise em Manaus (AM)

Além da apuração sobre Pazuello, Augusto Aras determinou, no sábado (16), investigação do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), do atual e do ex-prefeito de Manaus.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, recebeu nesta quinta-feira (21) o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que solicitou audiência para apresentar, presencialmente, esclarecimentos sobre a atuação do ministério em relação à crise vivenciada em Manaus na semana passada, quando faltou oxigênio medicinal em hospitais. Pazuello estava acompanhado de assessores das áreas técnica e jurídica do ministério.

No domingo (17), o PGR pediu informações ao ministro para instruir apuração preliminar sobre a atuação da pasta. A apuração foi instaurada a partir de representação formulada pelo partido Cidadania, que sustenta ter havido omissão do Ministério da Saúde no episódio. Ao final da apuração, com o envio dos esclarecimentos também por escrito, e considerando outras informações já obtidas pelo órgão, a PGR analisará eventuais providências cabíveis.

Além da apuração sobre Pazuello, Augusto Aras determinou, no sábado (16), investigação do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), do atual e do ex-prefeito de Manaus, que devem prestar esclarecimentos no âmbito de inquérito que tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Desde que tomou conhecimento da situação de Manaus, a PGR, por meio do Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia Covid-19 (Giac), adotou medidas para solucionar emergencialmente o problema da falta de oxigênio, em paralelo às medidas para responsabilização de eventuais culpados. A PGR promoveu diálogo entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as Forças Armadas, o Ministério da Saúde, a empresa White Martins, fornecedora de oxigênio medicinal, e outros órgãos. O esforço conjunto resultou na chegada do produto a Manaus na sexta-feira (15).

Augusto Aras também requisitou ao Ministério da Saúde a abertura de inquérito epidemiológico e sanitário, previsto em lei, para elucidar as causas que levaram ao colapso em Manaus e evitar que o cenário se repita em outras partes do país.